ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

População de Bonito recebe informações sobre problemas ambientais da cidade

Alan Diógenes | 26/06/2014 21:26
Os moradores tiveram que se registrar para entrar na reunião. (Foto: Naíra de Zayas)
Os moradores tiveram que se registrar para entrar na reunião. (Foto: Naíra de Zayas)

Uma audiência pública com a participação da população de Bonito, a 257 quilômetros de Campo Grande, foi realizada ontem (25), auditório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Bonito, com o objetivo de repassar a comunidade às questões ambientais do município e as problemáticas positivas e negativas da região.O evento foi idealizado e realizado pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Câmara Municipal de Bonito e Prefeitura de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio.

O promotor de Justiça Luciano Loubet utilizou seu momento de fala para elencar alguns problemas identificados por técnicos em seminários e reuniões que antecederam a audiência, sendo apontado: O turvamento prolongado dos corpos d’água do município, principalmente do Rio Formoso; Desmatamentos clandestinos de áreas de proteção permanente; Expansão da agricultura em áreas de sensibilidade ecológica; Poluição dos rios por resíduos sólidos, entre outros.

De acordo o biólogo e Secretário de Meio Ambiente, Fabricio de Souza Maria, a audiência atendeu as expectativas, pois, a proposta do evento visava exatamente possibilitar a participação da comunidade na identificação e tomadas de decisão quanto aos problemas ambientais de Bonito. “A comunidade bonitense precisa ser parceira dos órgãos públicos e contribuir com sugestões que visem a conservação de nossos recursos naturais; compreender que todos são responsáveis pela busca de soluções dos problemas da cidade e que é necessário dialogar com o poder público. Uma Prefeitura sozinha não consegue resolver todos os problemas, precisa da participação de todos”, relatou.

Além da importante participação dos munícipes, o poder legislativo também esteve presente com os vereadores municipais, além de representantes de diversas instâncias, como associações, sindicatos, ONG’s, institutos e empresários.

A próxima reunião consiste na análise desta matriz de impacto levantada durante a audiência, e discussão pelo poder público junto aos conselheiros do Condema no próximo dia 30. Espera-se neste momento, traçar um plano de estratégias e ações para sanar e prevenir problemas ambientais que possam trazer seqüelas permanentes a natureza de Bonito e região.

Nos siga no Google Notícias