A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

23/11/2012 16:27

Prefeitura pede investigação sobre corte de ipê que gerou protesto

Gabriel Neris
Placa foi deixada em frente a árvore na rotatória em forma de protesto (Foto: Rodrigo Pazinato)Placa foi deixada em frente a árvore na rotatória em forma de protesto (Foto: Rodrigo Pazinato)

A Prefeitura de Campo Grande acionou a Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista) na tarde desta sexta-feira (22) para investigar quem cortou os galhos do ipê localizado na rotatória da avenida Mato Grosso com a Via Parque, no bairro Carandá Bosque.

Veja Mais
Corte de árvore para dar visibilidade a painel eletrônico gera polêmica
Domingo será de calor e chuvas com trovoadas em todo o MS, alerta instituto

A suspeita é que a poda foi feita para dar visibilidade ao painel de LED instalado num terreno em frente à rotatória. O caso gerou revolta em vários internautas pelas redes sociais.

O secretário adjunto da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), João Alberto Borges dos Santos, afirmou que a Prefeitura não podou a árvore e também não deu autorização para que houvesse o corte.

Santos contou que um cidadão havia encaminhado e-mail alertando sobre a presença do ipê em frente ao painel eletrônico. “E foi isso o que aconteceu”, disse o secretário.

A delegada da Decat, Rôzeman Geise Rodrigues de Paula, informou que será expedido ordem de serviço para investigar o caso e pedirá as imagens de segurança da construtora Plaenge, que tem empreendimento no cruzamento. Hoje, um morador revoltado com a situação colocou uma placa em frente a árvore em forma de protesto. "Aquele outdoor me mutilou. Buzine pela vida!", diz o cartaz.

O painel de LED pertence à empresa Led’s Mídia e está funcionando há dois meses. 

O proprietário da empresa, Jaime Egídio, nega que tenha sido ele o responsável pela poda radical. Ele disse que instalar o painel ali só trouxe prejuízos até agora. "Se fosse para implicar com a árvore, eu tiraria primeiro". 




Me desculpem pelo comentário infeliz e irresponsável. Nem sei porque postei dessa forma. Certamente que há formas legais de se levantar e apurar responsabilidades. Mais uma vez, minhas desculpas.
 
JOSÉ PALÁCIOS em 24/11/2012 15:22:46
Quando cortarem a última árvore e pescar o ultimo peixe, o homem deirxará de existir.
Pensem...
 
Silas Rodrigues em 24/11/2012 14:36:31
Fácil: façamos tiro-ao-alvo no painel. Num minuto ele desaparece de lá.
 
José Palácios em 24/11/2012 11:01:25
VIXiiii .... picotaram a arvoré somente por conta deste painel ? afff povo sem noção mesmo !? esse painel esta devidamente autorizado ? ele além de ser uma poluição visual ainda ofusca a visão de quem segue pela via park no sentido soter / mato grosso, pois a luminosidade dele é muito forte e atéé atrapalha !?! é mais forte até que um farol de carro !?
 
Leandro de Sousa Caetano de Melo em 24/11/2012 10:18:41
O correto agora era exigir que se for comprovado que se retire o Painel do local , uma das forma de punição.
 
Juarez delmondes em 24/11/2012 00:44:32
O Ipe roxo é a arvore simbolo do Brasil;a flor simbolo do Brasil é a do Ipe amarelo e o Pau Brasil deu nome ao Pais.
 
antonio correa em 23/11/2012 22:04:31
Lamentável o comentário do Rogério Carvalho. Se todas pessoas fizesse sua parte para melhorar nosso país, independente do local ou função, estaríamos em um nível superior. Ajudar os hospitais, as escolas, o trânsito, o meio ambiente, a segurança e denunciar políticos corruptos, são ações bem vindas. Estas pessoas que apenas criticam, mas não movem um palha para ajudar, são a maioria das pessoas do nosso país e os quais elegem os políticos apáticos como eles.
 
Marcelo Silva em 23/11/2012 21:46:13
Este vai ser mais um caso que não vai dar em nada!
O ipê ja se foi.... será que algum orgão vai ter coragem de tirar o Outdoor de lá?
 
Gildo Amaral em 23/11/2012 21:43:50
ai fernando silva se vc não gosta do meio ambiente ,mude-se para são paulo,la e lugar de gente como vc...la vc podera engolir muita fumaça.
 
jonathan malaquias em 23/11/2012 21:39:08
Além do problema ecológico que, moralmente, já é grave, aquela árvore faz parte do patrimônio público. Punição para o infeliz que fez isso!

Preocupam também os comentários que trazem o cunho de "ecochatos" contra os que atentaram para o problema. Se você não liga para ecologia, então vá:
a) morar ao lado de uma fábrica para respirar o "ar do progresso";
b) morar ao lado de um bar barulhento para gozar de uma boa noite de sono no "ambiente tranquilo e sossegado" (não vale ser daqueles que só dorme de dia);
c) beber a água do prosa ou do segredo;
d) comer alimentos contaminados.
 
Guilherme Arakaki em 23/11/2012 21:05:33
O infeliz comentario do Sr Rogerio Carvalho mostra que :a consientização das pessoas visando o bem estar a população e dos beneficios da arborização urbana é o exemplo a ser seguida em um Estado que tem o apelo ao seu turismo a natureza .Visitas a hospitais são limitadas para a segurança dos pacientes e evitar os contagios.Aproveitem o tempo livre nos nossos parques e praças.

 
Antonio Correa em 23/11/2012 21:00:46
calma gente , deu dó sim , mas o ipê e muito mais forte e melhor do que outdoor . Logo ele estará belo e frondoso novamente .........
 
nereu alamini em 23/11/2012 20:56:41
Uma arvore tão bonita de se ver, é um crime contra a natureza, tem que ser apurado e punidos os responsáveis.
Fazendo os replantar novamente uma dúzia de ypês pra compensar o prejuizo da natureza...
 
Jonas da Silva em 23/11/2012 20:40:09
Aproveitando o assunto - Após minha observação quanto a privatização da Via Morena por uma empresa de telefonia, colocando cartazes de propaganda, criando precedentes, e o Jornal Correio do Estado de 20/11 te-la publicado na seção " RECLAME", e o diretor do Dep. de Controle Urbanistico Sr.Waldiney Silva ter se manifestado em nota ¨que o procedimento é proibido e que fiscais PODEM multar a telefônica" , nada foi feito até o momento numa total afronta as autoridades e a população que arcou com os custos desta obra, para permitir que uma empresa usufrua de propaganda de custo zero em detrimento a beleza de nossa avenida. Sou contribuinte e tambem participei com os custos e não ficarei em silêncio.
 
José Inácio Dias em 23/11/2012 20:39:13
Cada vez mais quente e uns inbecis querendo aniquilar árvores, e ainda me vem esse Fernando Silva falar em ecochatos, deveria ter ficado bem quieto, se não gosta de sombra e árvores, se muda pra são Paulo lá quase não tem árvores e é cheio de painel eletrônico pra ele admirar!
 
Oswaldo Ferreira em 23/11/2012 20:18:22
Não se trata de ecochatos ou não ter o que se fazer, pelo contrário há muito o que se fazer, inclusive não deixarmos que uma árvore seja cortada, um animal seja maltratado, uma criança seja espancada e por aí vai, mais buscarmos o equilíbrio e a racionalidade sobre tudo, à árvore pertence a todos e não deveria ser mutilada, se a empresa for culpada que pague por isso (se é que há LEI), confisca-se o painel e o mesmo passa a emitir informações sobre a cidade (tempo, IPTU, etc...), se permitirmos que uma árvore seja cortada, podemos também amanhã retirar uma placa de sinalização, fazer uma ofensa a alguém, e assim por diante, afinal tudo é pequeno, até mesmo ir visitar alguém....
 
Nery Ribeiro em 23/11/2012 20:18:16
Acho que os que se ESCONDEM com argumentos fajutos e CRITICAM OS QUE DEFENDEM o MEIO AMBIENTE e até ANIMAIS com A DESCULPA QUE DEVEMOS OLHAR PARA AS CRIANCINHAS FAMINTAS DA ÁFRICA...SÃO MUITO IMBECIS E ALIENADOS!!!! SOMOS PARTE DO TODO, PLANTAS, ANIMAIS, TERRA, ÁGUA, SOL, FOGO...
 
Ângela Maria Costa em 23/11/2012 20:11:03
Árvore simbolo de nosso estado....... Isso é um absurdo.....Tem que haver sim uma puniçao.....
 
Lenita Santos em 23/11/2012 17:49:20
A policia tem o dever de investigar e aplicar a lei . Tudo o que tem de direito na pessoa ou pessoas e mandante. O dono do painel tem que se explicar bonitinho, não é só dizer que ele não tem nada a ver. Tudo aponta para ele. Que a lei seja rigida com os responsáveis.
Multa e cadeia neles.
 
Alfredo Carvalho de Souza Gomes em 23/11/2012 17:41:03
Cortar uma árvore linda e saudável só para dar visibilidade a esse painel horroroso é um ABUSO!!! Quem fez isso tem que ser punido. Eu quero saber quem foi e com autorização de quem. O meio ambiente é nosso, é da coletividade, e o que acontece com ele é da nossa conta sim! Parabéns ao morador que fez esse protesto, demonstra que é um cidadão de verdade.
 
Alexsandra Oliveira em 23/11/2012 17:37:35
Primeiramente, eu sou contra a instalação desse painel de LED, pq desvia a atenção dos motoristas, que por ali passam... e depois pelo crime ambiental, que é uma grande incógnita... quero ver a prefeitura resolver e o problema do aterro sanitário... a PF fez uma pericia, e a manta de PEAD instalada era até 50% mais fina que a especificada no projeto...
isso parece estar "cheirando" falcatrua!!!
 
Luís Gustavo da Fonseca Silva em 23/11/2012 17:32:26
EcoChatos, cada vez aparecem mais.
 
Fernando Silva em 23/11/2012 17:28:57
isso é um absurdo!!!
 
CAIO ARGUELLO ESCOBAR em 23/11/2012 17:15:48
Por isso que eu falo, os golfinhos do norte da Africa são os verdadeiros herdeiros dos tronos oriundos na fabríca de construção da Led's causadoras das propagandas enganosas.

Telões de Leds prejudicam a visuabilidade do motorista e arrisca o voo da águia da Austrália.
 
fernando junior maciel em 23/11/2012 17:14:49
Concordo plenamente com voce Rogerio Carvalho, mais é por causa de gente que pensa assim o meio ambiente esta indo por agua a baixo, pq se cada um fizer o que quiser com as arvores, plantas.. o que viraria . Temos que se preocupar sim COM TUDO .
 
Patricia Ferreira F. dos Santos em 23/11/2012 17:07:37
parabéns ao morador indignado, adorei o que ele fez! =)
 
Liana Weber em 23/11/2012 16:57:32
REALMENTE AS PESSOAS NAO TEM MESMO O QUE FAZER ......TAMBEM NAO CONCORDO COM O CORTE ...MAS DAI FICAR FAZENDO ESSAS COISAS.....MOBILIZANDO GENTE PARA TAL ......DEVE TER MUITO TEMPO SOBRANDO ...APROVEITE E VÁ NOS HOSPITAIS FAZER VISITA ... VAI AJUDAR ALGUEM QUE PRECISE E NAO FICAR COM ESSAS COISINHA RIDICULAS QUE NAO DAO EM NADA .....FALA SERIO ...O POVO SEM NOÇAO !!!!
 
ROGERIO CARVALHO em 23/11/2012 16:54:41
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions