ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Produtor rural é multado em R$ 2 milhões por fechar baías no Pantanal

Nadyenka Castro | 13/03/2013 12:47
Sacos de areira e cercas formam uma das baías. (Foto: PC de Souza/ Edição de Notícias)
Sacos de areira e cercas formam uma das baías. (Foto: PC de Souza/ Edição de Notícias)

O produtor rural Daniel Martins Filho foi multado em R$ 2 milhões pelo fechamento de cinco baías no Pantanal, na região conhecida como Caronal, em Coxim, a 260 quilômetros de Campo Grande.

Conforme noticiado pelo site Edição de Notícias, o Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) encontrou na fazenda Santa Cecília II, de propriedade de Daniel, cinco baías fechadas ilegalmente.

Sacos de areia sustentados por cercas amarradas com cabos de aço foram colocados nas bocas das baías, formando muros. Em seguida, uma draga jogou areia para interromper a entrada de água.

Durante a operação “Água Limpa”, a equipe também encontrou uma draga Mercedes Benz, de propriedade de Eduardo Junqueira, do Rio de Janeiro, que teria sido utilizada no fechamento das baías. A draga foi lacrada durante a operação.

Uma lancha identificada como Nova Vencedora, de propriedade de Ramão Domingos Duarte, morador de Coxim, também foi encontrada na fazenda. De acordo com apurado pelo Edição de Notícias junto ao Ibama, a lancha era responsável em fazer a movimentação da draga.

O Ibama informou que o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) não emitiu licença para obras na fazenda Santa Cecília II. Diante disso, o proprietário da fazenda foi autuado.

A autuação do Ibama foi feita após denúncia do site Edição de Notícias, que noticiou que a PMA (Polícia Militar Ambiental) não constatou irregularidades no local.
(Com informações do Edição de Notícias)

Nos siga no Google Notícias