A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

11/05/2014 20:48

Programa incentiva produção de hortaliças em aldeias urbanas

Kleber Clajus
Prefeito participou de lançamento das hortas comunitárias indígenas na Aldeia Água Bonita (Foto: Kleber Clajus)Prefeito participou de lançamento das hortas comunitárias indígenas na Aldeia Água Bonita (Foto: Kleber Clajus)

Quatro aldeias indígenas urbanas passam a receber, a partir deste domingo (11), incentivo para a produção de hortaliças através do Programa Mesa Mais Verde, coordenador pela SAS (Secretaria Municipal de Ações e Assistência Social), em Campo Grande. A iniciativa pretende trabalhar a educação ambiental, bem como segurança alimentar nas comunidades.

Veja Mais
Em aniversário de aldeia, Olarte anuncia coordenadoria indígena
Olarte participa hoje de corrida da Caixa e reunião em aldeia urbana

De acordo com a assessora técnica de políticas públicas da SAS, Rosilene Gisoato, o programa será desenvolvido em parceria com a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e pretende estimular os indígenas a produzir para consumo próprio, troca e venda das hortaliças.

Na primeira etapa, foram distribuídos 17 kits com sementes, adubo e mudas para famílias da Aldeia Água Bonita. A entrega foi realizada pelo prefeito Gilmar Olarte (PP), durante as comemorações de 12 anos de criação da comunidade, que reúne indígenas das etnias terena, kaiowá, guató, guarani e kadiwéu.

O casal Flauzino e Albertina Candido, de 80 e 66 anos, foram os primeiros a preparar a terra para o início da horta comunitária. Ambos mudaram para a Água Bonita em 2004, vindo de Aquidauana e já estruturam uma casa improvisada no terreno com árvores de caju, pequi e canteiros de alface.

“Fico feliz com essa ajuda porque é difícil comprar sementes e adubo”, admitiu Albertina.

Também beneficiado pelo programa, o operador de máquinas agrícolas, Alder Romeiro Larreia, 33 anos, ressaltou que 60% das hortas estão estruturadas e irão ajudar no desenvolvimento da comunidade.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions