A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

01/05/2012 14:19

Quatro capivaras são encontradas mortas atropeladas na Afonso Pena

Viviane Oliveira e Ana Paula Carvalho

O atropelamento foi sentido Parque dos Poderes/Centro, em um dos pontos que mais concentram capivaras na cidade

Manchas de sangue ainda são visíveis no local do acidente. (Foto: João Garrígó)Manchas de sangue ainda são visíveis no local do acidente. (Foto: João Garrígó)

Quatro capivaras, entre elas um filhote, morreram depois de serem atropeladas na madrugada desta terça-feira (1º), na avenida Afonso Pena, em frente a cidade do Natal, em Campo Grande.

Os animais foram encontrados mortos por uma pessoa que parou com o carro e sinalizou o local. Logo em seguida vários motoristas pararam, e um deles retirou os bichos do meio da avenida para não causar outros acidentes.

A cena foi fotografada. Um homem, que pediu para não ser identificado pelo Campo Grande News, postou a foto no Facebook. Na postagem, que já tem 250 compartilhamentos, ele mostra a placa do veículo que foi deixada no local, após o acidente.

O atropelamento dos roedores foi sentido Parque dos Poderes/Centro, em um dos pontos que mais concentram capivaras na cidade. Mesmo com a via bem sinalizada, os relatos de excesso de velocidade são comuns, que podem ser a causa dos constantes atropelamentos dos animais.

Foto mostra duas capivaras e um filhote à esquerda. Os três estão mortos. (Foto: Arquivo Facebook)Foto mostra duas capivaras e um filhote à esquerda. Os três estão mortos. (Foto: Arquivo Facebook)

Em outros pontos de Campo Grande é possível flagrar capivaras circulando próximo a vias públicas. No Lago do Amor, é comum o trânsito dos animais nas calçadas e até na avenida Senador Filinto Muller, além do campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

De acordo com o major da PMA (Polícia Militar Ambiental), Ednilson Queiroz, através da placa o motorista será identificado. Ainda segundo ele, se for acidente não configura crime ambiental.

“Só será crime se for comprovado que o atropelamento foi proposital. Se comprovado o condutor do veículo pode responder no juizado de pequenas causas por crime ambiental de caça ilegal”, afirma.

A PMA (Polícia Militar Ambiental) foi acionada para retirar os animais da pista. As denúncias de animais atropelados podem ser feitas pelo telefone (67) 3314-4920.




É muito triste saber que 4 capivaras morreram de um jeito tão bruto assim, mas ao mesmo tempo, fico feliz por saber que ainda existem pessoas boas também. A pessoa que sinalizou o local e a pessoa que tirou as capivaras do meio da rua estava se preocupando com a segurança de outros motoristas também, e preservando o corpo desses animais indefesos que ja morreram de forma tragica. PARABENS A VOCES!
 
Leonardo Costa em 03/05/2012 06:20:05
AO SR. MARCO ANTONIO
meu caro, as capivaras estavam aki primeiro sim! e te garanto que um pai de familia 'consciente' jamais atropelaria quatro capivaras, sendo duas delas filhotes, e esse motorista tem q ser penalizado sim! do mesmo jeito que atropelou esses bichos, será que ele nao faria isso com pessoas tambem?? os animais sao irracionais... o homem é racional, mas as vezes parece uma besta!
 
Alessandro Honorio em 03/05/2012 04:25:05
Tomara que essa pessoa, esteja bem, e não internada em algum hospital, as capivaras, não tinham que estar ali, essa história de que os animais estavam aqui primeiro é balela, quero ver alguem deixar um bicho morar no seu quintal sem chamar o bombeiro pra retirar, tinha que processar o governo, ja pensou se morre uma família por causa de capivaras na pista no meio da cidade????
 
Marco Antonio em 03/05/2012 02:41:23
Se tds os que se dizem motoristas tiverem um pouco de educação, não excedem na velocidade nesses locais,pq se estiverem dentro do limite dá tempo de ver uma capivara de longe,elas não andam em alta velocidade,qto + 4 delas,q pena pelos animaizinhos.Mas concordo tbm que o cercado deve ser conservado, e q todos se sintam responsaveis de recolhe-las,caso estejam na avenida.
 
Lucas da Silva em 02/05/2012 09:25:05
O ser humano é perverso, tem o instinto do mal, tenho cinquenta e cinco anos e nunca matei animal na estrada. Um pessoa dessa não está preparada para viver em sociedade, multa nesse elemento, para ele ver o que é bom para tosse.
 
ismar loureiro em 02/05/2012 08:55:39
tem gente falando ai que é complicado ter as capivaras nas ruas, que a cidade cresceu e tal, mas elas estavam aki primeiro que agente, temos que respeitar sim esses bichos, mesmo se elas tivessem inteligencia pra usar a faixa de pedestre, ainda sim seriam atropeladas. respeito muito mais um bicho desse do que um ser humano!!
 
Alessandro Honorio em 02/05/2012 08:54:52
Uma tristeza imensa isso. Na tarde de domingo flagrei uma outra capivara atropelada, mas no lado da via park. No mínimo, a CNH devia ser suspensa, porque tem que ser muito retardado pra não ver um bicho desse tamanho.
 
Leonardo Hentschke em 02/05/2012 08:36:53
JA PASSEI VARIAS NA AFONSO, JA VI VARIOS ANIMAIS PASSAR NA FRENTE,ATE HOJE NUNCA ATROPELEI NENHUM DELES, TA CERTO QUE NAO E LUGAR DELES MAS SAI ATROPELANDO! ANDAR A120KM NA AFONSO PENA E NORMAL POR ALI QUE VER DAR TEMPO DE PARAR.!
 
luiz carlos bandeira duarte em 02/05/2012 08:34:57
Nós somos os animais, nós que temos que ficar preso em grades e arames farpados, pois todo mundo sabe nós invadimos os espaços aonde elas viviam muito feliz sem a nossa infeliz presença.
São animais, mais o maior animal foi aquele que atropelou e nem se quer procurou informar o ocorrido, pois certeza que estava alcoolizado, por estas circunstâncias ele fugiu! Que a justiça seja feita!
 
Luana Freitas em 02/05/2012 07:08:51
Na época do frio elas procuram lugares altos, ou mais quentes. É a história: se ficar o frio pega, se correr o 'carro come... A propósito, para quem pega a BR 163 ja viram a quantidade de bichos atropelados: tamaduas bandeiras, principalmente. Meu filho de 4 anos, outro dia me disse: - Pai, mais um animalzinho 'suicida'. É uma grande verdade, pq nós, seres humanos, não andamos com velocidade compa
 
Luciano Correia em 02/05/2012 05:18:47
No domingo fotografei e postei no meu facebook . - não consegui ver a placa do autor dessa barbaridade! Essa situação está ocorrendo com frequência na nossa comunidade que deveria ser exemplo de cuidado com seus animais. Nós é que invadimos seu habitat por isso defendo uma lei para que o infrator PAGUE uma quantia a ser estipulada - só "sentindo" no bolso é que vai haver cuidado.
 
Prof. Janio Batista de Macedo em 02/05/2012 01:33:50
É complicado, no meio de uma av. como a Afonso Pena ter capivaras. Ta, é legal, propaganda da cidade mas é um risco desnecessário.
Vai aparecer gente falando que estava correndo, que isso e aquilo, o que possivelmente é verdade mas o fato é, ali não é lugar próprio para termos animais no meio da rua. Risco para os animais e para os motoristas/motociclistas. Cidade grande é isso gente.
 
Jean K. Santos em 01/05/2012 10:53:53
Infelizmente elas estão pela sorte e bom senso do cidadão. E, cá entre nós, bom senso é uma coisa que motorista em campo grande desconhece...

Eu mesmo já espantei um bando da rua para dentro do parque. Ninguém que cuida o parque sabe que elas escapam? Ora, isso é falta de iniciativa...