A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

24/02/2011 16:43

Superintendência do Ibama faz visita técnica aos portos de Corumbá-Ladário

Paula Vitorino

A superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) está visitando nesta quinta-feira (24) três portos instalados em Corumbá-Ladário para verificar o cumprimento das Condicionantes Ambientais que foram determinadas para o licenciamento ambiental de cada um dos portos dessa região.

O Ibama quer conhecer melhor e analisar as condições de armazenagem e embarque dos portos sob licenciamento ambiental do instituto no Estado.

O superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, David Lourenço, e o coordenador do Núcleo de Licenciamento, Reginaldo Yamaciro participam da ação.

“Essa é uma região delicada porque se trata do pantanal, um ecossistema único no planeta, que demanda um cuidado especial de nossa parte”, diz David.

Numa expedição da superintendência do Ibama há 3 meses no rio Paraguai, o superintendente do instituto constatou vários problemas ambientais ao longo do trecho de 400 km percorridos através da hidrovia, como o manuseio descuidado de minério de ferro no embarque dos portos dessa região e a poluição provocada por esses embarques que estão atingindo as populações locais.

As principais condicionantes ambientais exigidas pelo Ibama são: o Plano de Emergências Ambientais Individual, que determina o que cada empreendimento deve fazer em caso de acidente ambiental como derramamento de produtos perigosos no rio Paraguai; o Plano de Gerenciamento de Riscos, que verifica as condições de segurança e equipamentos para evitar riscos de acidentes ambientais; o Gerenciamento de Resíduos Sólidos (destinação do lixo produzido) e o Plano de Monitoramento da qualidade da água utilizada nos terminais portuários que estão sob análise e verificar a qualidade da água do rio Paraguai nessa área.

Juntos todos os portos de Corumbá-Ladário movimentam por ano cerca de 5,8 milhões de toneladas de carga através da hidrovia Paraguai-Paraná e a perspectiva é de aumento dos embarques nos próximos anos de acordo com fontes do setor portuário de Corumbá.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions