A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

01/07/2011 16:47

Veículos passarão por vistoria contra poluição para obter licenciamento

Aline dos Santos
Veículos passarão por vistoria contra poluição para obter licenciamento

Publicado nesta sexta-feira, o Plano Estadual de Controle de Poluição Veicular determina que todos os veículos automotores de Campo Grande deverão passar por inspeção para controle da poluição a partir de abril de 2012.

Conforme o plano, o veículo aprovado receberá o Relatório de Inspeção e Manutenção de Veículos Automotores em Uso – com a informação “Aprovado” que lhe dará o direito de realizar o licenciamento anual junto ao Órgão Estadual de Trânsito desde que atendidos os demais requisitos legais para a expedição do CRLV.

Em caso de reprovação, o relatório também será fornecido e deverá ter a indicação dos itens responsáveis pela reprovação, para serem resolvidos. A inspeção será anual. O veículo aprovado receberá adesivo de “amigo do ar”.

A Capital tem frota de 304 mil veículos. Em janeiro de 2013, a exigência será ampliada para Dourados e Três Lagoas. Já a partir de janeiro de 2014 a inspeção será exigida em todos os veículos automotores de Mato Grosso do Sul. Um estudo deverá definir o valor a ser cobrado pelo serviço.

Atualmente, de Mato Grosso do Sul possui frota estimada de 747.349 veículos. Se comparado a 2003, a frota quase dobrou. Há sete anos, eram 403.191 veículos.

Quanto à estimativa de emissão de monóxido de carbono, observou-se uma redução na emissão estimada total, sendo o período de estudo limitado de 2003 até 2010. O valor inicial é de 42,625 mil toneladas no ano de 2003, reduzindo para 26,624 mil toneladas no ano de 2010.

Programa de I/M (Inspeção/Manutenção) é apontado como principal ação do plano de controle de poluição. O objetivo é a redução da poluição ambiental, melhoria da qualidade do ar nos centros urbanos, redução do número de acidentes e evitar o trafego de veículos sem condições adequadas.

O Detran ainda não definiu o valor da inspeção e não esclareceu se o carro reprovado só ficará sem o selo "Amigo do Ar" ou estará impedido de licenciar o veículo.

Os detalhes sobre o funcionamento devem ser divulgados nos próximos meses, antes que a medida entre em vigor.




Mais uma forma de tirar dinheiro dos cidadões!!
Campo Grande so possui duas empresas fazem essa avaliação,os donos ficaram ricos!!!
 
thiago rodrigues martins em 12/07/2011 03:37:03
ALÉM DO CONTROLE DE POLUIÇÃO DE FUMIGENES, TAMBÉM PRECISA SER AVERIGUADO O SOM EXCESSIVO QUE VEM ACARRETANDO DOENÇAS NERVOSA PELO BARULHO INFERNAL QUE LANÇAM TAMBÉM NO AR, PROVOCANDO DOENÇAS NERVOSAS E CARDIÁCAS, POIS CIDADÃO PERTURBADO, É CIDADÃO DOENTE, E OS GOVERNANTES TERÃO QUE VELAREM TAMBÉM PELO BARULHO QUE FAZ PARTE AMBIENTAL, SOLICITO QUE A PROMOTORIA PÚBLICA AMBIENTAL CONVOQUE OS ADMINISTRADORES PARA VER ISSO, QUE ESTA INFERNAL A NOSSA CAMPO GRANDE COM VEÍCULOS COM ESCAPAMENTOS ABERTOS, É UMA LOUCURA.
 
PEDRO BRAGA em 02/07/2011 08:43:33
O Plano Estadual de Controle de Poluição Veicular é realmente muito importante desde que atinja os veículos que realmente poluem. Será que os veículos movidos a óleo diesel estão fora do Plano ou esses veículos serão contemplados com "tolerância"? E os mais antigos, também terão tolerância? Haverá depósito grande o suficiente para reter os veículos não aprovados na inspeção? Será que esse controle vai atingir somente veículos novos ou seminovos movidos a gasolina ou álcool? BOAS PERGUNTAS!!!!!
 
Daniel Chaves em 02/07/2011 08:30:00
Apenas uma pergunta .

São Paulo , com a deculpa de diminuir a poluição do ar que já se encontra em níveis preocupantes e somente com esta justificativa , começou a fazer a cobrança com a promessa que devolveria o dinheiro no IPTU e depois voltiu atrás , ou seja , mais uma taxa para o sofrido contribuinte pagar .

Em MS qual é a justificativa ? Ar poluído ou bolsos vazios ?
 
Sérgio Gonçalves em 02/07/2011 07:33:14
Não é mais fácil o governo passar o número da agencia e conta dele pra gente depositar o salário inteiro?
 
luciano lima em 01/07/2011 10:47:41
Pessoal, a maioria dos campo-grandenses votaram no alcaide Puccineli, que mentirosamente prometeu que não iria aumentar os impostos e taxas, agora mais uma novidade dele. Podemos dar o troco na proxima eleição para prefeito e espero que tenhamos mais alternativas de candidatos...
 
Eduardo Pinheiro em 01/07/2011 09:51:15
O brasileiro já está acostumado pagar taxa. O que ele não se acostuma é ir ao Detran pagar alguma taxa, não ter lugar para estacionar e ainda ser multado. Isso sim é um absurdo.
 
Antonio José. em 01/07/2011 09:07:01
Ficamos mais uma vez com o papel de pagarmos mais taxas abusivas aos cofres publicos,
é uma vergonha para nós aceitarmos um absurdo destes, o governo acha que é apenas cobrar impostos, mas é devorar o salario do trabalhabor. Falta respeito e lealdade com o povo isto os parlamentares nem interessam, pois os maiores prejudicados são os eleitores.
 
João Neto em 01/07/2011 08:43:33
isto e mais uma maneira de cobrar imposto ja inventaram varios, ninguem toma providencias´neste governo so taxaM A população daqui uns dias vam cobrar imposto ate para respirar ninguem ta ai com o meio ambiente so visam encher os bolsos
 
jose carlos em 01/07/2011 08:35:35
Esse procedimento já era pra entrar em funcionamento desde /97 pois esta no art.104 CTB, por um lado é ruim mas pro outro lado é ótimo, vai tirar de circulação os veículos que esta só o pó da goiaba, mas se não houver fiscalização vai ficar como esta, poluindo muito mais.
 
Felipe Salinas em 01/07/2011 08:13:59
O Detran tem criatividade para cobrar taxas mas nao sinaliza e educa o transito é uma máquina de fazer dinheiro...Cade nossos parlamentares que nos representa, tbém vão ganhar uam fatia do bolo....
 
João Roberto em 01/07/2011 07:56:03
SE O DINHEIRO DA VISTORIA FOSSE USADO NO COMBATE A POLUIÇAO,BELEZA,MAS NAO É, PRA ONDE VAI ESSE DINHEIRO? PRO MEU BOLSO É QUE NAO É,....................SE LIGA BRASIL.É MUITO IMPOSTO,POUCAS BENFEITORIAS,MUITAS ROUBALHEIRAS,INCLUSIVE MAI ESSA...........
 
DANIEL SOARES em 01/07/2011 07:53:26
Sou totalmente contra a cobrança de taxas para que o veiculo passe por uma inspeção de emissão de gases, pois teremos que fazer a manutenção do mesmo para se adequar o que vai gerar custos.Mas sou a favor de progredirmos de maneira sustentável e saudável, espero que nossos governantes não usem isso para criar mais um imposto ou uma forma de arrecadar mais dinheiro, que seria realmente o fim da picada.
 
Carlos Adolfo de Araujo em 01/07/2011 07:45:49
Mais um jeito de tirar dinheiro do povo, mais um jeito dos despachantes ganharem dinheiro com seus jeitinhos dentro do detran, mais uma palhaçada criada pelo cambada do nosso estado...
 
Tony Ferraz em 01/07/2011 07:27:11
Eu concordo com essa vistoria ... inclusive acho que demorou até demais para implantarem isso no MS. O que eu não concordo é que o cidadão tenha que pagar duas vezes pelo trabalho. Sim, pois o Detran é público e quem paga o salário dos funcionários somos nós e ainda teremos que pagar pela vistoria que foi invenção do governo...me ajuda, né??
 
João Carlos em 01/07/2011 07:16:30
Essa vistoria deve ser feita tambem nos ônibus urbano do transporte coletivo da capital, os articulados da Viação Campo Grande de prefixo 4000, 4088, que fazem uma linha, onde passam pela 13 de maio, soltam um fumaceiro só, onde motocilcista nenhum consegue ficar atrás. Então fiscalização para todos né!!!
 
Luciano Silgueiro em 01/07/2011 07:07:15
O ideal é que proibissem a circulação de veículos com mais de cinco anos, como fazem alguns países desenvolvidos.
 
Eduardo Figueiredo em 01/07/2011 06:39:27
Complicado. No RJ é adotada essa vistoria anual....porém, existem comércios bem próximos aos Detrans que emprestam os equipamentos para a vistoria...então o indivíduo empresta o equipamento, faz a vistoria, retira o documento, e depois devolve o equipamento bom e fica tudo como estava antes.
 
alino arakaki em 01/07/2011 06:31:32
Acho louvável a iniciativa do Detran, pois boa parte da frota de veículos que circulam pelo nosso estado estão com os motores desregulados, ou seja, estão poluindo ainda mais o meio ambiente. É só fazer uma pesquisa de quantos proprietários de veículos automotores levam seus respectivos para fazer manutenção preventiva??? Concerteza uma pequena parcela. Basta vermos na nossa capital carros, motos, camionetes, caminhões e onibus soltando aquela imensa fumaça preta.
 
Ricardo Machado em 01/07/2011 06:15:51
ESSE E O NOSSO PAIS, QUE SER DO PRIMEIRO MUNDO, MAS COBRA JUROS ABSURDO, COMO QUE EU POSSO TROCAR MEU CARRO QUE ESTA VELHO, SE OS FINANCIAMENTOS TEM JUROS MUITO ALTO,ENQUANTO NOS PAISES RICOS O GOVERNO INSENTIVA A TROCA DE VEICULOS COM JUROS BAIIXOS. O BRASIL TEM QUE MUDAR ESSAS GANANCIA DOS BANQUEIROS DE GANHAR MUITO.
 
HILARIO SABINO DOS SANTOS JUNIOR em 01/07/2011 05:30:50
O bom é que alem de perder um dia inteiro de trabalho, ou seja Dinheiro perdido, o cidadão deve pagar por mais um serviço.
Sou a favor da vistoria, mas contra taxas extras e tempo perdido. A ultima vez que fui ao DETRAN para trocar uma placa fiquei lá 6 horas.

Isso ta cada dia pior.
 
Samuel Cavalcante em 01/07/2011 05:28:44
Por mais que eu concorde com os comentários anteriores, temos que ter a consciência que é um absurdo a poluição que alguns veículos causam. Tem filhinhos de papai por ai que abrem o bico de injeção de camionetes para andarem mais, e sem dizer de muitas pessoas que ainda têm o hábito de tirar o catalisador do carro. Se por um lado é ruim para nosso bolso, por outro o meio ambiente agradece.
 
Clayton Godoy em 01/07/2011 05:17:36
Ao inves disso prq eles nao tiram de circulação os veiculos que nao tem condições adequadas para estarem rodando e so vc dar uma volta por ai q vc perde ate a conta de qtos veiculos improprios para estarem rodando transitam por nossa cidade morena