A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

22/11/2013 10:43

Vídeo mostra filhote pedindo "socorro" e sendo resgatado pela mãe quati

Zana Zaidan

Um filhote de quati foi “resgatado” pela mãe enquanto passeava junto com outros 30 animais da mesma espécie. Ele foi deixado para trás pela fêmea do grupo e emitiu uma espécie de ruído, como um pedido de socorro. A mãe voltou, abocanhou o filhote, e o levou, a salvo, de volta ao grupo.

Veja Mais
Jiboia de 1,5 metro é encontrada dentro de armário no Monte Líbano
Sucuri de 4 metros é encontrada em hotel, enrolada a filhote de cachorro

A cena foi gravada e enviada ao Campo Grande News pelo leitor Lucas Amaral. No final da tarde de ontem (21) ele saía do trabalho e, ao ver os animais, no estacionamento dos CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), nos altos da avenida Afonso Pena, decidiu fazer o vídeo para mostrar aos filhos, de 5 e 10 anos.

“Já tinha visto os quatis em outras ocasiões, mas nunca em grande número. Só queria filmar os quatis e, quando vi, aconteceu aquela cena inusitada, do resgate do filhote”, comenta entusiasmado. “O filhote ficou para trás, ele “chamou” ela, parecia que estava chorando, e ela voltou correndo para buscá-lo”, relata.

Os quatis vivem em bando, em grupos de 4 a 20 animais, explica bióloga (Foto: Silvana Echeverria)Os quatis vivem em bando, em grupos de 4 a 20 animais, explica bióloga (Foto: Silvana Echeverria)
Os animais são vistos na zona urbana por serem facilmente adaptáveis a qualquer ambiente (Foto: Silvana Echeverria)Os animais são vistos na zona urbana por serem facilmente adaptáveis a qualquer ambiente (Foto: Silvana Echeverria)

A bióloga do CRAS Maria IzabelRossi explica que o filhote foi salvo pela mãe, porque a fêmea dos quatis tem o instinto protetor da espécie. O “passeio” dos animais em áreas urbanas também é bastante comum, acrescenta a bióloga, já que eles são facilmente adaptáveis a qualquer meio e tem hábitos diurnos.

“Eles têm o hábito de formar grupos, e percorrem as matas a procura de alimentos, como ovos de aves, insetos e frutas. Andam em torno de 1,5 a 2 km diariamente, sempre em bando”, acrescenta.

Não existe um levantamento de quantos quatis habitam a mata no entorno do CRAS, mas, neste ano, nenhum deles precisou ser internado no Centro de Reabilitação. Quando isso acontece, os quatis, depois de recuperados, são soltos em uma das 45 fazendas cadastradas no Estado para recebê-los.

Veja o vídeo:




Gostaria de entender o infeliz comentário feito por "quellen meiss". Totalmente fora de propósito. O que um fato tem ha ver com o outro? Ora, independente do motivo pelo qual a imprensa não divulgou o fato sobre a criança, que sem dúvida é muito triste, isto não invalida a beleza mostrada por Lucas Amaral.
 
Fernando Silva em 23/11/2013 00:34:05
Exemplo de Amor Materno!! Lindoooo
 
Thaysa M. Neves em 22/11/2013 17:28:13
O problema do "passeio" é que por estarem em área urbana ficam vulneráveis à esse trânsito em que a maioria motoristas não respeitam nem os pedestres, quem dirá os animais. Instinto natural de mãe, lindo vídeo, precisa ganhar o mundo!
 
Edieverson Dias em 22/11/2013 14:25:26
Enquanto isso a Imprensa do MS__ ignora o que ocorreu quarta feira a tarde, quando um pai, esclarecido, de uma criança cuja mãe é serventuária da justiça esqueceu a criança no carro...a criança teve parada cardiaca e ninguém noticiou até agora, estava na uti pediatrica da sta casa de campo grande.
 
quellen meiss em 22/11/2013 13:34:19
O triste é que ontem por volta das 17 hs um dos filhotes foi atropelado ali na frente do Comando Militar, algum imbecil como sempre, correndo passou por cima do animalzinho, a mãe ficou no canteiro junto aos outros filhotes. Alguma coisa tem de ser feita, toda semana vejo animais mortos por atropelamento no Parque do Poderes. A velocidade tem ser reduzida seja por radares, lombadas ou qualquer outro dispositivo.
 
José Carlos Santos em 22/11/2013 13:17:50
Ai, me emocionei com a dona Quati!! Me identifiquei. E parece que ela ainda deu uma bronquinha...hehehe: presta atenção menino, para não ficar para trás!! Super mãe.
 
Cristina Ramos em 22/11/2013 13:15:27
Que coisa mais linda!!!!
 
Daniela Rocha em 22/11/2013 11:23:08
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions