ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

“Lei da mordaça” movimenta redes sociais para protesto no domingo

Amanda Bogo | 01/04/2016 19:50
Projeto aprovado pelos vereadores gerou polêmica e motivo de protesto (Foto: Divulgação)
Projeto aprovado pelos vereadores gerou polêmica e motivo de protesto (Foto: Divulgação)

Após a aprovação do Projeto de Lei 8.242/16, de autoria do vereador Paulo Siufi (PMDB), que, em resumo, proíbe professores tratarem de questões de gênero nas escolas públicas e particulares de Campo Grande, o assunto começou a ocupar as redes sociais.

Pelo facebook, está sendo organizado para o próximo domingo (3) uma manifestação na Praça do Rádio Clube. O Impróprias (Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças - UFMS/CNPq), criou o evento "Ensinar é um ato político", e pede para que as pessoas que se opõem ao projeto postem fotos nas redes sociais segurando um cartaz com esta frase, além de estimular o uso da hastag #EnsinarEUmAtoPolitico. A expectativa do grupo com a manifestação popular é de que o prefeito, Alcides Bernal (PP), vete a lei e a Câmara Municipal mantenha o veto.

Já no começo desta noite de sexta-feira (1º), o secretário municipal de Governo, Paulo Pedra, informou que o prefeito Alcides Bernal ouvirá a sociedade antes de decidir se irá sancionar a lei. "Existem várias entidades fazendo movimentos contra o projeto. O prefeito irá ouvir a opinião de algumas delas antes de aprovar ou não a lei", declarou.

O Campo Grande News tentou entrar em contato com a ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), porém, não conseguiu contatar nenhum responsável. Já o Sintrae/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino) informou que pretende se inteirar melhor sobre a lei antes de assumir qualquer posicionamento.

Projeto de Lei - A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou na quinta-feira (31) projeto de lei que proíbe, entre outras coisas, o Poder Público a promover nas escolas, atividades de orientação sexual dos alunos, principalmente no que se refere a conteúdos relacionados a ideologia de gêneros. Em todas as unidades de ensino da educação básica, inclusive as particulares, deverão ser colocados cartazes informando as exigências da nova legislação.

O projeto passou com apenas dois votos contrários. Ele traz um anexo com "deveres dos professores" em que, por exemplo, restringe a atuação dos docentes em assuntos relacionados a políticas ou ideologias nas unidades de ensino. Impõe regras também na abordagens de temas relacionadas às áreas sócio-culturais e econômicas, ressaltando que o tratamento deve ser feito de "forma justa".

Nos siga no Google Notícias