ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Política

1ª travesti em cargo executivo, Cris põe parada e nome social como metas

Alan Diógenes | 03/11/2015 17:48
Cris Stefanny assume o cargo de coordenadora na prefeitura (Foto: Fernando Antunes)
Cris Stefanny assume o cargo de coordenadora na prefeitura (Foto: Fernando Antunes)

Atuando há 20 anos como militante na área de direitos humanos, Cris Stefanny, 35 anos, tem uma série de planos voltados à população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) do município de Campo Grande. Nesta terça-feira (3), ela tomou posse como coordenadora de Políticas Públicas LGBT e é a primeira travesti a assumir um cargo no executivo municipal em toda a história política de Mato Grosso do Sul.

Cris Stefanny também ajudou a fundar a ATMS (Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul), onde se tornou presidente da entidade em 2001. Desta forma, ela contribuiu para combater a violência contra a classe. “Naquela época tinha perseguição policial contra as travestis, principalmente, as que atuavam como profissionais do sexo. Com a criação da ATMS, nós conseguimos implementar ações e projetos de lei com apoio do Governo para evitar este tipo de ação”, explicou.

Ela lembra como foi difícil trabalhar à frente da associação, porque até mesmo as travestis não acreditavam que daria certo. “A violência era tão grande que todas elas achavam que o destino final seria a morte. Então a associação veio exatamente neste sentido, para trazer um fôlego de esperança para aquele grupo que já estava excluso do recinto familiar, escolar e social”, apontou.

Assumindo a coordenadoria de Políticas Públicas LGBT, Cris pretende instalar na Capital ambulatórios do processo transexualizador, com o apoio do Ministério da Saúde. “Ainda não existe no Estado e precisamos que os municípios se adequem para receber estes ambulatórios. Sei que a coordenadoria é um órgão novo então vai ser difícil obtermos recursos financeiros, mas se Deus quiser com um plano estratégico, teremos conquistas para a classe”, comentou Cris.

Como coordenadora, ela pretende efetivar a Lei do Nome Social promulgada pela Câmara Municipal e colocar a Parada do Orgulho LGBT no calendário municipal de cultura, porque, apesar de ser um evento público, a parada não é considerada cultural, como no Estado de São Paulo. Desta forma, Cris pretende conseguir recursos da prefeitura para a realização do evento, como por exemplo, aquisição de insumos para contratação de banda, tendas e banheiros químicos. Hoje a parada é feita apenas com recursos do Ministério da Cultura.

Cris também pretende criar o Conselho Municipal LGBT e conseguir cursos de capacitação para gestores da saúde, segurança pública, entre outros setores, para melhor acolher e fazer um atendimento humanizado ao público LGBT.

Nestes 20 anos lutando pela público LGBT, Cris conseguiu que a Lei de Combate à Homofobia entrasse em vigor em 2006. Conseguiu ainda a criação do Conselho da Diversidade Sexual, que atende o público LGBT. “Me sinto honrada e assumir a coordenadoria é um reconhecimento dos meus 20 anos trabalhando para garantir os direitos à população LGBT. Continuarei trabalhando com a mesma fama de lutar pela igualdade de direitos humanos”, concluiu Cris.

Cris tem o ensino médio como formação. Na vida, ela já trabalhou como vendedora de flores, roupas, perfumes e livros, além de ter já atuado como profissional do sexo.

Nos siga no Google Notícias