ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Ação conjunta entre órgãos de defesa irá reforçar segurança no dia das eleições

Michel Faustino | 03/10/2014 15:59

Uma ação conjunta promovida pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) que integra a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança) e agências de Inteligência irá reforçar a segurança e garantir a tranquilidade aos eleitores de todo o Estado durante as eleições do que acontece neste domingo (5).

Conforme o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, todo o dispositivo da segurança pública atuará de forma integrada e está pronto, com o planejamento detalhado, para atender Campo Grande e todos os municípios do Estado, garantindo tranquilidade durante a votação.

“Nos municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã, Naviraí e Três Lagoas, atuaremos de forma suplementar, por meio da Polícia Civil à atuação da Polícia Federal, que é a polícia judiciária eleitoral. Nos demais 74 municípios onde não há unidades da Polícia Federal, a Polícia Civil subsidiariamente estará atuando como polícia judiciária eleitoral. E a Polícia Militar atuará nas 79 cidades, realizando o policiamento ostensivo e preventivo ”, explicou Jacini.

Segundo o secretário, o Corpo de Bombeiros, na Capital e no interior manterá um oficial em contato direto com os juízes eleitorais, a fim de garantir atendimento prioritário a qualquer anormalidade nas zonas de votação. E no dia da apuração em Campo Grande, na sede do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) será montada uma estrutura com viaturas de prontidão para atendimento, prevenção, combate a incêndios, busca, salvamento e socorro público.

O DOF (Departamento de Operações de Fronteira) também integra o planejamento, reforçando o policiamento em 33 municípios do Interior. O secretário informou também que o efetivo do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) será reforçado, a fim dar melhor encaminhamento as denúncias e dúvidas recebidas pelas centrais de atendimento 190 e 193.

Durante reunião para consolidação do plano, que aconteceu ontem (2) o delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, garantiu que a PC está prepara para atender as demandas que surgirem. “Nossas equipes de policiais, tanto da Capital como do interior, foram treinadas por juízes eleitorais. Estamos preparados para atender a demanda normal das delegacias, como também qualquer situação eleitoral que possa surgir”, disse Razanauskas.

O comandante do Comando do Policiamento Metropolitano, coronel Paulo César Monteiro Ayres, informou que a Polícia Militar atuará de forma rigorosa no combate aos crimes eleitorais. “Aqui em Campo Grande estaremos presentes em cada local de votação, com no mínimo dois policiais e contaremos com equipes volantes, empregando um efetivo de mais de 500 profissionais. No interior, cerca de 30 municípios receberão reforço com equipes da Capital", disse o coronel.

Nos siga no Google Notícias