ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Política

Alvos de mega operação, 38 sofreram devassa nas contas bancárias

Paulo Yafusso | 20/07/2015 16:00
Casa de João Amorim foi um dos alvos da Operação Lama Asfáltica (Foto: Fernando Antunes)
Casa de João Amorim foi um dos alvos da Operação Lama Asfáltica (Foto: Fernando Antunes)

Trinta e oito pessoas físicas e jurídicas tiveram suas contas bancárias analisadas pela equipe de investigação da Operação Lama Asfáltica de janeiro de 2007 a novembro de 2013. Elas tiveram o sigilo quebrado pela Justiça Federal, atendendo solicitação do comando da investigação. As decisões judiciais foram em duas etapas, a primeira em julho de 2013, alcançando 11 alvos, e a segunda em fevereiro de 2014, envolvendo 27 empresas e pessoas físicas, entre elas João Alberto Krampe de Amorim dos Santos, o genro dele, Luciano Potrich Dolzan, além da CG Solurb Soluções Ambientais, LD Construções/Socenge Construções Ltda.

Houve o pedido de inclusão de outros nomes na lista, mas a Justiça entendeu que não havia ligação direta com o objeto da investigação e por isso indeferiu os pedidos. Foi o que ocorreu com a Itel Informática Ltda e seu dono, João Baird. Já com relação a “duvidosa evolução patrimonial” de André Luiz dos Santos, dono da A.L Santos Ltda, o entendimento do Judiciário é de que ela deve ser objeto de um outro procedimento investigatório, por não ter sido verificado de forma consistente a participação dele no âmbito da Lama Asfáltica.

Na investigação da Lama Asfáltica, André dos Santos é tido como “o novo milionário”. A empresa dele, mesmo sendo de pequeno porte venceu licitação derrotando grandes do setor da construção e rapidamente verificou-se uma grande evolução patrimonial dele, com a compra de fazenda e apartamentos.

Entre as empresas que tiveram a quebra do sigilo bancário estão a Kamerof Participações Ltda e a Arklyleius Holding. Há suspeita de que essas empresas serviam para enviar dinheiro para o exterior, tendo em vista que a Arklyleius tem sede na Holanda e uma das sócias, Elza Cristina Araújo dos Santos do Amaral, que de funcionária da Proteco, pertencente a João Amorim, passou a ser sócia dele na empresa e também da empresa com escritório da Holanda. A Polícia Federal apurou que ela, embora tenha passaporte, nunca viajou para fora do país

A Polícia Federal e a CGU (Controladoria Geral da União) não dão detalhes dessa fase da investigação. Falam somente da operação realizada no último dia 9, em que foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimento), Secretaria Estadual de Infraestrutura, na Proteco e outras empresas, além da casa de João Amorim e do ex-deputado federal e ex-secretário estadual de Obras Edson Giroto, que após a ação pediu afastamento do cargo de assessor no Ministério dos Transportes.

Na Operação Lama Asfáltica, além de computadores de documentos, foram apreendidos cerca de R$ 700 mil em dinheiro e cheques, aproximadamente US$ 100 mil, 3 mil euros e 100 libras esterlina. Tudo estará depositado numa conta judicial até a conclusão do caso. A análise e perícia do material apreendido deve levar seis meses para ser concluído.

Nos siga no Google Notícias