ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

André conversa com embaixador da Itália sobre investimentos em MS

Edmir Conceição* | 09/09/2011 20:55

Embaixada da Itália e Governo Estadual querem colocar MS no mapa de investimentos italianos

Embaixador Gherardo La Francesca, o governador André Puccinelli e a secretária Tereza Cristina. (Foto: Rachid Waqued)
Embaixador Gherardo La Francesca, o governador André Puccinelli e a secretária Tereza Cristina. (Foto: Rachid Waqued)

O momento de crescimento econômico que vive o Brasil é visto como potencial de investimento para empresas da Itália, e estados que até então não figuram entre os mais desenvolvidos, como Mato Grosso do Sul, podem ser os novos pontos de atração para empresas daquele País. A avaliação é do embaixador italiano no Brasil, Gherardo La Francesca, que discutiu em audiência hoje (9) com o governador André Puccinelli a inclusão do estado no mapa de investimentos de empreendedores da Itália.

O diplomata revelou que, com a ajuda de várias empresas, a embaixada está dando início a um mapeamento da presença territorial italiana no Brasil. Os primeiros passos já detectaram que a concentração, antes restrita principalmente ao estado de São Paulo, está agora se expandindo a áreas novas.

“Empresas estão chegando ao Norte, ao Nordeste ao Centro, porque tem estados crescendo mais que os estados desenvolvidos, e a Embaixada vai ver como ajudar”, afirmou La Francesca. Segundo ele, há mais de 600 empresas com fábricas no Brasil, “produtivas, em diversas áreas, como a de energias renováveis, setor ambiental, setor mecânico”. “Queremos, com esse mapeamento, passar as perspectivas e oportunidades para as empresas, e, ao mesmo tempo, tratar de concentrar as iniciativas que precisem de apoio”, afirmou o embaixador.

Durante a reunião, André e o representante do governo italiano discutiram como o Brasil está passando por anos de crescimento e de ampliação do mercado consumidor, e como a interlocução com ministérios, entidades de fomento e governos regionais pode inserir a Itália nesse cenário. Gherardo La Francesca defendeu que empresas de seu país podem proporcionar tecnologia e experiência para atender a demanda crescente brasileira. “Nossas empresas podem ser úteis aqui, e por outro lado, ajudar na questão da crise pela qual passa a Europa”, avaliou.

André apresentou a La Francesca um panorama dos projetos que estão sendo concretizados e os que estão sendo pleiteados para Mato Grosso do Sul em parceria com o Governo Federal e destacou que já promoveu, com empresários, duas missões à Itália para prospecção de investimentos, intercâmbios e abertura de mercado.

Na exposição, ele mostrou como a construção de ferrovias, hidrovias e portos, deverão, a médio prazo, criar facilitadores para a exportação da produção local. “É importante saber que essa intermodalidade, para nós, que estivemos longe dos portos por muito tempo, nos dará futuramente vantagens e competitividade”, destacou o governador de Mato Grosso do Sul.

Ao elencar a aposta na diversificação da matriz econômica, André Puccinelli citou como as novas pavimentações, a atração de linhões de energia, a ampliação de aeroportos regionais, as parcerias para capacitação de mao de obra e o incentivo fiscal a novos setores da indústria tornam o estado atrativo para os investidores. “E trabalhamos com o Zoneamento Ecológico-Econômico, para um desenvolvimento conduzido de forma sustentável. Aqui, nós cuidamos do Pantanal”, enfatizou.

André estimou que dentro de até cinco anos, Mato Grosso do Sul vai ter infraestrutura logística completa, e se colocará em posição privilegiada dentro do programa IRSA – Integração Regional Sulamericana.

(*) Com informações da Assessoria de Imprensa

Nos siga no Google Notícias