ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

André diz que não tem como elevar repasse e lamenta greve na educação

Michel Faustino e Ludyney Moura | 18/11/2014 10:13
Puccinelli lamentou crise vivida na educação da Capital. (Foto: Marcelo Calazans)
Puccinelli lamentou crise vivida na educação da Capital. (Foto: Marcelo Calazans)

O governador André Puccinelli (PMDB) comentou na manhã desta terça-feira (18), durante entrega da reforma da Escola Estadual Professor Sílvio Oliveira dos Santos, no Aero Rancho, sobre a crise vivida na educação da Capital e o impasse quanto ao pagamento do reajuste dos professores da rede pública do município, que culminou na greve da categoria. Ele lamentou a situação e disse que espera que a prefeitura entre em acordo com os profissionais.

Na noite de ontem (17), o prefeito Gilmar Olarte (PP) e o vereador Edil Albuquerque (PMDB) estiveram reunidos com o governador para debater sobre o repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Durante o período de greve, o progressista citou a possibilidade de aumento nos índices do repasse do imposto como fonte de recurso para conceder o reajuste aos professores.

No entanto,  Puccinelli afirmou na manhã de hoje que não poderão ser feitas modificações no repasse, que tiveram índices estabelecidos em agosto.

“Não há mais o que fazer, temos que ver se o Olarte aprovisionou algo para aumentar o repasse”, disse.

Em greve desde o dia 7 de novembro deste ano, os docentes exigem o reajuste de 8,46%, que está previsto em lei aprovada em maio do ano passado. No entanto, na sexta-feira, o Tribunal de Justiça concedeu liminar em Ação Direta de Inconstitucionalidade para suspender a lei a pedido do prefeito.

Ele também conseguiu liminar para obrigar 80% dos docentes a voltarem às salas de aula. A ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) pode pagar multa de R$ 25 mil por dia que descumprir a decisão. A entidade recorreu contra as duas decisões.

Nos siga no Google Notícias