ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 31º

Política

Anúncio da vinda de Lula movimenta militância, mas agenda ainda é incógnita

Lula deve participar do ato para marcar início das exportações de carnes para a China no frigorífico JBS

Por Fernanda Palheta | 09/04/2024 19:50
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante discurso em agenda pública (Foto: Fabio Rodrigues/ Agência Brasil)
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante discurso em agenda pública (Foto: Fabio Rodrigues/ Agência Brasil)

O anúncio da vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Campo Grande nesta sexta-feira (12), depois de 10 anos da última visita do petista a Mato Grosso do Sul, movimentou a militância do partido nesta terça-feira (9). Apesar da confirmação da agenda pelos companheiros de partido e indicação de compromissos públicos ligados ao agronegócio, a programação oficial não foi divulgada pelo Palácio do Planalto.

De acordo com informações internas do PT, Lula deve participar do ato para marcar de início das exportações de carnes para China no frigorífico JBS, localizada na BR-060, na saída para Sidrolândia, em Campo Grande. A reportagem apurou que um dos irmãos donos da empresa, Joesley e Wesley Batista, deve receber o presidente na unidade.

A unidade é uma das 38 plantas que foram habilitadas para a exportação de carnes bovinas, suínas e de aves no último mês. Além da unidade, mais cinco plantas foram habilitadas no Estado: a segunda unidade da JBS em Campo Grande e em Naviraí, Marfrig em Bataguassu, Prima Foods em Cassilândia, Boibras em São Gabriel do Oeste.

Com a passagem por Campo Grande, é esperada também uma visita à 84ª Expogande, que teve início no dia 5 de abril e segue até o dia 14. Porém, o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Guilherme Bumlai, disse ao Campo Grande News que não foi informado de agenda com o petista no Parque de Exposições Laucílio Coelho.

A visita a Mato Grosso do Sul faz parte de um giro por estados brasileiros para aproximação do chefe do Executivo nacional com o setor. Em março, o presidente esteve em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pará, e na última semana viajou para o Nordeste e Goiás.

Esta será a primeira vista de Lula ao Estado em seu terceiro mandato. Na eleição de 2022, o petista perdeu para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por 18,98 pontos percentuais em Mato Grosso do Sul. Lula recebeu 599.547 votos, o que representa 40,51% do eleitorado sul-mato-grossense, enquanto Bolsonaro teve 880.606 votos, 59,49%.

Na manhã desta terça-feira, em nota, a deputada federal Camila Jara (PT) afirmou que o presidente Lula estará em Mato Grosso do Sul nesta semana para lançá-la pré-candidata a prefeita de Campo Grande.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias