ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Após acordo, deputados mantêm veto sobre ampliação de cotas para negros

Leonardo Rocha | 24/05/2016 13:44
Amarildo Cruz e Rinaldo Modesto fecham acordo sobre projeto na Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)
Amarildo Cruz e Rinaldo Modesto fecham acordo sobre projeto na Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)

Após acordo, os deputados mantiveram o veto do executivo estadual a ampliação das cotas para negros, em concursos públicos estaduais. O projeto previa o aumento de 10% para 20%, enquanto que aos indígenas permaneceria com 3%. A resposta do governo é que uma proposta neste mesmo sentido será enviada em breve ao legislativo.

Por esta razão, o autor do projeto, o deputado Amarildo Cruz (PT), pediu aos colegas que votassem pela manutenção do veto. "Se trata de uma matéria que prevê inclusão social, combate a discriminação e foi amplamente discutida na Casa, tanto que foi aprovada, o governo assumiu o compromisso de mandar esta proposta semelhante, vou confiar na palavra", disse ele.

O líder do Governo, o deputado Rinaldo Modesto (PSDB), explicou que o projeto só foi vetado, porque tinha vício de origem, por isso vai ser apresentado pelo poder executivo e não legislativo. "Esta matéria está pronta, já tem um diálogo e ação conjunta com o MPE, deve chegar no legislativo na semana que vem", garantiu.

Amarildo lembrou que o acordo era para o projeto chegar em abril. "Não chegou, mas vou confiar na seriedade do governo (estadual), entendo que o parlamento poderia sim sugerir esta mudança, mas vou preferir o acordo e esperar o projeto do executivo".

Como justificativa para ampliação das cotas, o petista citou que existe uma lei federal 12.990 que já prevê 20% das vagas em concursos a negros, além disto ponderou que devem se promover mais medidas em favor da igualdade, sendo uma política a curto prazo, para que no futuro não seja mais necessária no País.

Nos siga no Google Notícias