ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Após audiência, Lei do Silêncio deverá ser estudada para possíveis modificações

Bruno Chaves | 03/09/2013 17:16

Em vigor desde 1996, a Lei Municipal do Silêncio, que começou a ser “aplicada” nos últimos meses, causou polêmica em Campo Grande e fez com que bares se remodelassem para continuarem fornecendo música ao vivo a seus clientes, será estudada pela Comissão de Cultura da Câmara Municipal para poder passar por uma possível modificação.

Hoje (3), o tema foi discutido em audiência pública no Legislativo Municipal. Depois de darem o primeiro passo, os vereadores da comissão pretendem marcar novas reuniões sobre o assunto “som ao vivo e mecânico em eventos, pontos comerciais, seja para manifestações culturais e comerciais”.

O estudo constitucional do documento será realizado pelo Legislativo, conforme informou a assessoria de imprensa do vereador Eduardo Romero (PT do B), que é vice-presidente da Comissão de Cultura da Casa e presidiu a audiência desta terça-feira.

Após diversos pronunciamentos na audiência, os presentes chegaram a conclusão de que é necessário se discutir a Lei do Silêncio aliada a Lei da Ocupação do Solo, que define o tipo de estabelecimento que pode se instalar em determinada região.

Presente na audiência, a dona do Bar da Madah, Renata Christoforo, foi uma das pessoas que usou a tribuna para discorrer sobre os efeitos da Lei do Silêncio na cidade. Ela contou que precisou entrar na Justiça para continuar oferecendo música ao vivo a seus clientes.

Mesmo assim, como ficou um final de semana sem a banda e a música, o movimento no bar caiu 50%. “Hoje, funciono como uma liminar. Muita gente pensa que o bar fechou. Por causa disso, tive que diminuir meu quadro de funcionários. Eu trabalhava com 15 garçons e agora só tenho cinco. Tive que dispensar também parte dos funcionários da limpeza”, conta.

O advogado de Renata, Alfredo Gomes, conta que os bares mais abastados conseguem autorização na Justiça para continuarem com música ao vivo, o que ocasiona na perda de atrativos para os campo-grandenses. “Não temos mar ou outras diversões do tipo. Nossa cultura é baseada na vida charmosa dos bares. O campo-grandense gosta de ouvir música boa e comer comida boa. Isso é qualidade de vida”, pensa.

Já para o músico Eugênio Joe de Souza, Campo Grande corre o risco de virar um corredor para as cidades turísticas do interior do Estado. “Não podemos tirar a música e a arte da noite da cidade, senão vamos virar um corredor para cidades como Corumbá e Bonito”, disse na tribuna.

Nos siga no Google Notícias