ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Após audiência, relator vai dar parecer contra programa "Escola sem Partido"

Pedro Kemp diz que projeto em pauta é inconstitucional

Leonardo Rocha | 20/10/2017 11:49
Deputado Pedro Kemp diz que apresenta parecer na semana que vem (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputado Pedro Kemp diz que apresenta parecer na semana que vem (Foto: Victor Chileno/ALMS)

Após audiência pública sobre o programa "Escola sem Partido", que começou ontem (19), na Câmara Municipal, mas teve que se encerrar antes dos debates, devido a protestos, o relator do projeto na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), o deputado Pedro Kemp (PT), disse que vai apresentar parecer contrário, na semana que vem.

O petista ressaltou que estava esperando a realização da audiência, para que houvesse esta discussão do assunto, para depois apresentar parecer, que já adiantou que será pela rejeição da matéria. "Vou mostrar aos colegas que a proposta é inconstitucional, já que tem uma decisão do Supremo Tribunal Federal, com este parecer".

Kemp sempre se mostrou contra o projeto, por entender que se tratava de uma "censura" e "interferência" ao trabalho dos professores, dentro das salas de aula e que iria conversar com os integrantes da CCJR, para que o assunto já fosse arquivado dentro da comissão. Para isto ocorrer, precisa-se dos cinco votos contra, se tiver um a favor, segue ao plenário.

A autora do projeto, Mara Caseiro (PSDB), justifica que a matéria não traz "censura", apenas obriga a fixar cartazes nas salas de aula, onde estipula deveres e limites. "O que queremos proibir é a doutrinação política, de discussão de gênero e de religião. Os alunos precisam ter acesso a todas as opções e não serem influenciados por esta ou aquela ideologia".

Audiência ocorreu ontem na Câmara Municipal, mas foi cancelada antes dos debates (Foto: Wagner Guimarães)
Audiência ocorreu ontem na Câmara Municipal, mas foi cancelada antes dos debates (Foto: Wagner Guimarães)

Audiência - Em relação a  audiência pública, Mara lamentou que ela tenha sido encerrada, antes da fase dos debates. "Tentamos realizar o debate de ideias, mas fomos impedidos. Cercearam o direito do parlamento de discutir o assunto. O que aconteceu foi uma falta de respeito às autoridades. Foi uma tentativa de audiência pública", disse ela.

Também criticou o protesto, feito por grupos de professores. " O que nós presenciamos hoje me dá a certeza de que temos que tomar uma providência urgente e imediata, para que esse projeto seja aprovado. Não podemos aceitar que as pessoas que deveriam estar educando sejam as mesmas que participem desses protestos", argumentou.

O evento tinha a participação de idealizadores do programa, a nível nacional, como o professor Bráulio Matos, o advogado Miguel Nagib e o vereador de Niterói, Carlos Jordy (PSC). O projeto será apreciado primeiro na CCJR, na próxima terça-feira (24).

Nos siga no Google Notícias