ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Política

Aprovado projeto que cria fundo para aquisição de terras indígenas no Estado

Wendell Reis | 30/11/2011 13:58

A Assembleia Legislativa aprovou na sessão desta quarta-feira (30) o projeto de lei de autoria do deputado Laerte Tetila (PT) que cria o Fepati/MS (Fundo Estadual para Aquisição de Terras Indígenas em Mato Grosso do Sul). O autor do projeto acredita que o fundo é um importante instrumento para o Governo Federal resolver o conflito de terra no Estado.

O projeto permitirá captação de recursos financeiros para aquisição de terras de propriedades particulares consideradas indígenas. O fundo terá transferências da União, transferências à conta do Orçamento Geral do Estado, contribuição de empresas, auxílios e contribuições de entidades públicas e privadas, juros bancários, rendimentos de aplicações financeiras e doações.

No mês de julho deste ano o governador André Puccinelli (PMDB) foi consultado sobre a proposta e revelou que o projeto pode ser sancionado. Entretanto, disse que o fundo tem que ser provido pelo Governo Federal, pois foi ele que arrecadou as taxas e tributos desde a época da colônia federal agrícola de Dourados, durante a distribuição de terras.

Os deputados também aprovaram três projetos do Poder Judiciário, que institui o Programa de Gestão Documental dos Processos Judiciais Findos, dá o nome do desembargador Rui Garcia Dias ao prédio do Fórum da Comarca de Aparecida do Taboado e altera a denominação de Órgãos Julgadores do Tribunal de Justiça.

Os deputados aprovaram ainda os projetos de autoria do deputado Marcio Fernandes (PTdoB) que determina a afixação de placas informativas em brinquedos e demais atrações existentes em parques de diversões e prevê a realização de exames de oximetria de pulso em recém nascidos. Com informações da Assembleia Legislativa.

Nos siga no Google Notícias