ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Assembleia arquiva pedido para abertura de processo contra governador

Fabiano Arruda e Marta Ferreira | 29/05/2012 12:35
Marquinhos Trad, relator dos projetos, defendeu que afastar governador prejudicaria o Estado. (Foto: Divulgação)
Marquinhos Trad, relator dos projetos, defendeu que afastar governador prejudicaria o Estado. (Foto: Divulgação)

Durante a sessão desta terça-feira na Assembleia Legislativa, deputados estaduais reprovaram o pedido do STJ (Superior Tribunal de Justiça), que solicitava autorização da Casa de Leis para processar o governador André Puccinelli (PMDB).

Dezenove parlamentares participaram da votação dos dois projetos sobre o assunto e o placar foi igual em ambas: quinze parlamentares foram favoráveis e quatro contra. Outros quatro deputados faltaram à sessão.

O relator dos projetos, deputado Marquinhos Trad (PMDB), foi um dos votos favoráveis e argumentou, que seria nocivo ao Estado ter o governador afastado em meio a suas funções, como ocorreria.

O deputado Pedro Kemp (PT), um dos votos contrários, disse acreditar que o Judiciário não precisa de autorização da Assembleia para tocar processos do tipo.

No Supremo O tema é alvo de ações no STF (Supremo Tribunal Federal). A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) quer alterar a regra em 10 estados, eles Mato Grosso do Sul, onde existe a previsão de que o chefe do Executivo só seja processado se houver autorização da Assembleia Legislativa.

Ontem, o processo relativo a Mato Grosso do Sul teve a determinação de adoção do rito sumário, o que significa que irá direto para a votação do plenário da Casa.

Nos siga no Google Notícias