ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Assembléia "passa bola" para André criar projeto do ICMS

Redação | 03/12/2009 12:39

A Assembleia Legislativa praticamente "lavou as mãos" e passou para o governador André Puccinelli (PMDB) a responsabilidade de criar e enviar para a Casa o projeto que modifica os critérios de distribuição do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aos 78 municípios do Estado.

Uma comissão de prefeitos e grande parte dos parlamentares se reuniram por mais de duas horas, a portas fechadas, para tentar um acordo e transformar a proposta em projeto antes do "apagar das luzes". Ou seja, antes da Casa entrar em recesso, o que acontece já no dia 17 deste mês.

O presidente da Assembléia, Jerson Domingos (PMDB), está tentando marcar para a próxima segunda-feira um grande encontro entre prefeitos, deputados e o governador André Puccinelli.

Na prática, os deputados entendem que somente o governador tem o poder de convencer municípios grandes, como Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, a ceder, o que neste caso significa abrir mão de receita.

"A caneta é dele, se a gente faz o projeto sem conversar com ele, pode haver o veto. E isso pode acabar protelando a aprovação desta proposta importante, que só vigoraria em 2012. Por isso tem que haver acordo, tudo tem que acontecer por meio de consenso", detalhou o deputado.

Ocorre que o próprio governador já havia dito que é de responsabilidade da Assembléia Legislativa criar a proposta. Em véspera de eleição, tirar receita de grandes municípios pode ser uma medida impopular para Puccinelli.

Entretanto, esta não é a opinião de Jerson Domingos. "Impopular é deixar os municípios menos favorecidos sem poder cumprir seus compromissos, em decorrência da incompreensão de alguns", declarou.

O mesmo pensamento tem o deputado Zé Teixeira (DEM), representante da classe ruralista na Casa.

"Tem município pequeno passando por situação de penúria. Não acho que esta decisão prejudique eleitoralmente o governador, porque a medida seria tomada por meio de consenso", opinou.

Alterações

Nos siga no Google Notícias