ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Assomasul quer novo repasse do FPM ainda em 2014

Ludyney Moura | 13/09/2014 13:14

O aumento escalonado no repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) aprovado em 2 de setembro pela omissão especial da Câmara dos Deputados criada para analisar o mérito da matéria, é vista pelos prefeitos do Estado como uma solução paliativa.

Para o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Douglas Figueiredo (sem partido), a medida apenas alivia a receita da maioria das prefeituras diante daquilo que ele classifica como uma “crise financeira”.

“A crise municipalista que estamos vivendo não é um caso isolado em Mato Grosso do Sul. Em que pese essa situação, precisamos dá uma resposta positiva a população, por isso, reforçamos o pedido de apoio de nossa bancada federal. Muitas responsabilidades estão sendo delegadas aos municípios, porém, a contrapartida federal não tem sido equivalente”, disse Douglas.

A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) aprovada no Congresso, prevê o aumento do FPM de 23,5% para 24,5% da arrecadação da União com Imposto de Renda e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), parcelado em duas vezes, com percentual de 0,5%. A primeira parcela será repassada em julho do ano que vem e a segunda, em julho de 2016.

O presidente da Assomasul queria um aumento real de 2% no repasse, mesmo pedido feito pela CNM (Confederação Nacional de Municípios). No caso sul-mato-grossense, segundo Douglas, os municípios terão direito a pouco mais de R$ 64,7 milhões, referente ao repasse de 1% ao final do repasse total do fundo.

No primeiro repasse, que deverá acontecer em julho de 2015, os 79 municípios do Estado terão que dividir R$ 29,8 milhões. A próxima reivindicação da Assomassul e da CNM será para que o Governo Federal repasse esse montante ainda em 2014.

Nos siga no Google Notícias