ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Atendendo parecer do TCE, Câmara pode “sustar” contrato de Bernal com posto

Zemil Rocha e Kleber Clajus | 09/10/2013 14:09
Saraiva vai propor a suspensão do contrato na Comissão de Constituição e Justiça (Foto: Cleber Gellio)
Saraiva vai propor a suspensão do contrato na Comissão de Constituição e Justiça (Foto: Cleber Gellio)

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Campo Grande, vereador Airton Saraiva (DEM), afirmou nesta quarta-feira (9) que vai colocar em votação a proposta de “sustar” o contrato da Prefeitura de Campo Grande com o Posto Emanuelle Ltda. “Já pedi ao Otávio Trad para colocar em votação para sustar o contrato e buscar os meios legais para o cancelamento”, afirmou o democrata.

Com o pedido de suspensão do contrato, Saraiva segue orientação emanada do Ministério Público Especial do Tribunal de Contas do Estado que considerou ilegal o rompimento do contrato com o Auto Posto Trokar, promovida por Bernal, para criar “situação de emergencial no fornecimento de combustível” e com isso contratar, sem licitação, outra empresa, no caso o Posto Emanuelle Ltda. O relator do processo, conselheiro Waldir Neves, já acolheu esse entendimento em seu relatório.

No parecer do procurador José Aêdo Camilo, que integra a documentação da Inspeção Extraordinária realizada pelo Tribunal de Contas, ainda pendente de votação pelo plenário, há a exortação da Câmara de Campo Grande a tomar as medidas necessárias para anular o contrato. Segundo Aêdo, “a contratação direta do Posto Emanuelle Ltda está eivado de vício ab initio, por isso comporta a determinação ao Poder Legislativo para que adote as medidas cabíveis junto ao Poder Executivo com vistas à sustação do contrato na fase em que se encontrar, dando ciência do Tribunal de Contas das medidas adotadas”.

O Ministério Público também investiga a contratação de combustível pelo prefeito Alcides Bernal. A 30ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da Comarca de Campo Grande converteu no começo de setembro o Procedimento Preparatório que apurou supostas irregularidades por compra de combustível na gestão de Bernal em Inquérito Civil. Isso significa que o promotor do caso, Alexandre Pinto Capiberibe Saldanha, se convenceu de que há indícios de irregularidades que merecem ser investigados mais aprofundadamente, visando a possível proposição de ação civil por improbidade administrativa.

O inquérito vai se destinar a “apurar eventual irregularidade no Contrato n.º 11, de 20 de fevereiro de 2013, objetivando contratação emergencial de empresa especializada para fornecimento de combustível para a Prefeitura Municipal de Campo Grande”.

O contrato emergencial de compra de gasolina, firmado sem licitação com o Posto Emanuele Ltda por seis meses, no valor 855 mil, teve depois ampliação de mais R$ 400 mil para atender a Secretaria de Saúde (Sesau).

Nos siga no Google Notícias