ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Política

Bancada do PT cobra solução para conflitos por terra no Estado

Thiago de Souza | 31/08/2015 21:49

Os deputados estaduais do PT divulgaram, nesta segunda-feira (31), nota que manifesta preocupação com os acontecimentos ocorridos em Antônio João, decorrentes de uma disputa por terras envolvendo índios e produtores rurais, que causou a morte do índio Simião Vilhalva e o desaparecimento de outras pessoas.

De acordo com os petistas, o território reivindicado pelos Gurani-Kaiowá, no sul de MS, embora já homologado pela presidência da República, teve a finalização suspensa liminarmente pelo STF, desde 2005, em virtude de uma ação impetrada pelos proprietários rurais. De acordo com a bancada, desde então permanece uma situação de insegurança jurídica e indefinição do problema.

A nota, assinada pelos deputados Pedro Kemp, Amarildo Cruz, Cabo Almi e João Grandão diz ainda que este não é um fato isolado no Estado, que há décadas é palco de inúmeros confrontos agrários decorrentes da morosidade e paralisação dos processos de demarcação dos territórios tradicionais indígenas. Os parlamentares dizem que o que se vê são, índios de um lado, avançando sobre terras que consideram como suas e, de outro lado, fazendeiros se organizando para garantir a posse das mesmas, ocasionando atos de violência e mortes de lideranças indígenas.

Há um entendimento no partido que a situação não pode mais perdurar, e o Estado Brasileiro, tem responsabilidade de dar resposta concreta ao problema.

As negociações que se realizaram nos últimos anos promovidas pelo Governo Federal com a participação dos representantes dos índios e produtores rurais, reacenderam as esperanças, na medida em que foram apontados caminhos concretos e os instrumentos legais para a solução do problema, que entendemos passar pela demarcação dos territórios tradicionais indígenas e a indenização dos detentores dos títulos das terras expedidos legalmente pelo Estado.

Por essa razão, os deputados pedem a pronta atuação do Ministério da Justiça, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, na apuração dos fatos ocorridos recentemente, em especial, a da morte do indígena Simião Vilhalva. Pedem também, atuação imparcial do governo estadual na mediação dos conflitos e busca por soluções concretas.

No texto, os petistas exigem a imediata retomada das negociações com as partes envolvidas no conflito, para a continuidade dos processos de demarcação de terras dos índios e solução definitiva do problema. Ressaltam ainda que a situação tem prejudicado o Estado e envergonhando a nação.

Nos siga no Google Notícias