ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Base de Bernal fracassa em barrar relatório ao TCE e vai juntar “anexo”

Zemil Rocha e Helton Verão | 15/05/2013 18:05
Alex e Grazielle dando entrevista após a reunião da comissão com a base (Foto: Helton Verão)
Alex e Grazielle dando entrevista após a reunião da comissão com a base (Foto: Helton Verão)

A base de sustentação política do prefeito Alcides Bernal (PP) na Câmara de Campo Grande, liderada pelo vereador Marcos Alex (PT), não conseguiu barrar o envio do relatório da Comissão de Finanças e Orçamento ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), o que acontecerá na próxima terça-feira. Diante do insucesso, já previsível, Alex e seus colegas, após duas horas de reunião nesta tarde, contentaram-se em redigir um documento para “anexar” ao relatório.

Durante a reunião, os integrantes da base de Bernal mais uma vez manifestaram discordância em relação à conclusão de ilegalidade nos remanejamentos orçamentários, que já somam mais de R$ 50 milhões. Se o Tribunal de Contas avalizar essa conclusão, esse relatório poderá ensejar a abertura de processo de cassação do prefeito, maior temor dos aliados do progressista.

Dentro de um “clima de entendimento”, os vereadores da Comissão de Finanças e Orçamento, Grazielle Machado (PR), Flavio Cesar (PSL), Carla Stephanini (PMDB), Juliana Zorzo (PSC) e Alceu Bueno (PSL) atenderam ao pedido dos colegas Alex do PT, Luiza Ribeiro (MD), Gilmar da Cruz (PRB) e Derly dos Reis, o Cazuza (PP), para que fosse também enviado ao Tribunal de Contas um “anexo” ao relatório assinado por eles e os demais integrantes da base de apoio a Bernal.

“Todo mundo teve voz ativa. Todo mundo falou”, afirmou Grazielle Machado, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, após a reunião. “A reunião serviu para buscar o entendimento, o diálogo é a melhor forma de buscar esse entendimento”, acrescentou.

Indagado pela imprensa se discutiram na reunião a possibilidade de cassação do prefeito Alcides Bernal, o líder Marcos Alex desconversou: ““Não tem isso, a gente não fala nisso. Penso até em contratar um técnico para explicar como funciona tim, tim por tim, tim as suplementações orçamentárias”. Admitiu, porém, que é importante a manifestação do Tribunal de Contas, que já investiga os remanejamentos entre outros atos de Bernal através de Inspeção Extraordinária. “Parecer do Tribunal de Contas faz toda a diferença”, declarou.

Para Grazielle Machado, durante a reunião “prevaleceu a democracia”, visto que foi dado oportunidade de contraditório à oposição.”Fica uma lição de como se deve buscar o entendimento”, salientou ela. No mesmo tom, Alex do PT afirmou que divergências são naturais e até necessárias ao debate.

 

Nos siga no Google Notícias