ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Política

Bernal reúne a bancada e diz que também se rebelaria na Câmara

Josemil Rocha | 20/02/2013 14:25
Bernal disse, porém, que vai continuar "dialogando"
Bernal disse, porém, que vai continuar "dialogando"

O prefeito Alcides Bernal (PP) aprovou a decisão dos vereadores que integram a base governista na Câmara de Campo Grande, de abandonar a sessão de ontem em protesto contra a composição das 14 comissões da Casa, que acabaram ficando compostas integralmente por oposicionistas, que são atualmente 20 dos 29 vereadores. “Se eu estivesse lá, eu faria a mesma coisa diante das circunstâncias”, teria dito Bernal na reunião, segundo relatou o líder do prefeito no Legislativo Municipal, Marcos Alex Azevedo de Melo, o Alex do PT.

Participaram da reunião com Bernal os nove vereadores que integram sua base de apoio na Câmara: Ayrton de Araújo (PT), Derly dos Reis de Oliveira, o Cazuza (PP), João Rocha (PSDB), Gilmar Neri da Cruz (PSB), Zeca do PT, Luiza Ribeiro (PPS), Marcos Alex (PT), Waldecy Batista Nunes, o Chocolate (PP) e Rose Modesto (PSDB). O encontro durou quase duas horas, das 11 às 13h.

Embora tenha aprovado o comportamento da bancada governista na primeira sessão ordinária do ano, realizada ontem de manhã, Bernal exortou sua bancada de apoio a continuar “dialogando” com a oposição. “O prefeito reiterou que não vai se afastar do caminho do entendimento”, informou Alex do PT. “Aquele discurso de ontem não vai se perder”, emendou.

Para Alex, sem a participação dos vereadores da base de sustentação política de Bernal nas comissões, os demais colegas acabarão ficando “sobrecarregados”, o que deve acabar facilitando entendimentos futuros para a recomposição. “Vamos estar abertos ao diálogo, mas sem abrirmos mão do nosso direito. Nós não radicalizamos como alguns disseram”, declarou.

A insurgência da base de apoio a Bernal na Câmara, segundo Alex, foi o caminho natural diante da imposição da maioria. Observou que na Assembleia Legislativa, os pequenos partidos com assento na Casa, através da deputada Mara Caseiro (PT do B) também se rebelaram contra a restrita participação nas comissões. “Isso prova que nossa postura foi correta”, afirmou.

Para ele, não iria fazer diferença nenhuma para a bancada governista se aceitasse aquela composição, indicando um membro para cada comissão enquanto os outros quatro seriam da oposição a Bernal. “Não podíamos legitimar a tratorada”, declarou Alex do PT.

Avaliando o resultado da sessão de ontem, Alex considera que foi “ruim para os dois lados” e que um entendimento deve ser buscado. Deu a entender que um novo acordo poderá ser negociado em breve, quanto às comissões, em decorrência do aumento do número de vereadores que passarão a integrar a base governista. “Continuamos trabalhando para ampliar a base; futuramente nós vamos ter novidades”, garantiu o líder do prefeito.

 

Nos siga no Google Notícias