ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Britto agilizará novas eleições em Corguinho

Redação | 28/01/2009 19:44

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Carlos Ayres Britto, disse hoje ao Campo Grande News que tentará agilizar a tramitação do processo que envolve a realização de novas eleições para prefeito em Corguinho, devido a perda de mandato de Ubaldo Ribeiro Lopes (PP), eleito com 1.529 votos.

Antes mesmo de assumir o cargo, Ubaldo teve seu registro de candidatura cassado no início de dezembro do ano passado pelo ministro Marcelo Henriques Ribeiro de Oliveira, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O TSE está em recesso e retorna no dia 6 de fevereiro.

A decisão foi apenas do ministro e agora, de acordo com Britto, o caso passa para o Tribunal Pleno, sendo a decisão final do TJ (Tribunal de Justiça).

Ainda conforme Ayres Britto, o processo ainda não está 'maduro' para ser julgado e se encontra no gabinete do sub-procurador geral eleitoral aguardando parecer.

Depende da decisão do pleno a data a ser marcada pelo TRE para as novas eleições em Corguinho. A prefeitura hoje é comandada atualmente pelo presidente da Câmara de Corguinho, Teóphilo Barboza Massi (PDT), que teve nove votos a mais que Ubaldo.

E como Ubaldo foi eleito com mais de 50% dos votos, o candidato que ficou em segundo lugar não pode assumir a vaga de prefeito.

Ubaldo Lopes foi condenado em 1999 por transporte de eleitores e como alegou que o processo estava cheio de vícios, pediu a nulidade. O TRE/MS concedeu liminar para que participasse da eleição.

Porém, em dezembro, o ministro suspendeu a decisão. A defesa do candidato cassado recorreu e aguarda julgamento do TSE. Caso o resultado seja desfavorável a Ubaldo, em 90 dias poderá acontecer nova eleição em Corguinho.

Medalha

Nos siga no Google Notícias