ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Câmara aprova PEC de Delcídio que garante mais recursos para MS

Flávia Lima | 04/02/2015 11:33
Delcídio é o primeiro parlamentar da história de MS a ter uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso. (Foto:Divulgação)
Delcídio é o primeiro parlamentar da história de MS a ter uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso. (Foto:Divulgação)

A partir de 2016, os estados de destino das mercadorias passarão a receber parte do imposto hoje recolhido integralmente nas unidades da federação onde estão sediadas as empresas que comercializam as mercadorias. O benefício será possível devido a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 197/12, de autoria do senador Delcídio do Amaral (PT/MS), aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados, na noite desta terça-feira (3). O documento, que teve 388 votos a favor e 66 contrários, fixa novas regras para a cobrança do ICMS nas vendas de produtos pela Internet ou por telefone.

Atualmente, quando uma empresa que comercializa produtos pela Internet vende ao consumidor de outro estado, ela recolhe o ICMS no estado em que está sediada. Essa alíquota varia de 17% (maioria dos estados), 18% (São Paulo, Minas Gerais e Paraná) a 19% (Rio de Janeiro). O estado onde mora o comprador não recebe nada. A partir do ano que vem, o estado vendedor terá que dividir a arrecadação com o estado comprador.

“Finalmente conseguiu-se aprovar o projeto que eu elaborei em 2012 e é de fundamental importância para toda a federação brasileira. Só para se ter uma ideia da importância dessa PEC, se ela já estivesse em vigor, Mato Grosso do Sul arrecadaria este ano R$ 220 milhões com o comércio eletrônico. É mais dinheiro para o governo estadual e também os municípios fazerem os investimentos que melhoram a qualidade de vida da população”, comemora o senador.

Como a PEC recebeu emendas durante a tramitação na Câmara dos Deputados , terá que retornar ao Senado para nova votação, mas segundo o senador, o trâmite não deverá alterar a aprovação final. “Fizemos um acordo com todas as lideranças do Senado para que ela seja aprovada aqui do jeito que vier da Câmara. Portanto, é só a PEC chegar que nós votamos imediatamente e o Congresso Nacional promulga a emenda , que não precisa ir à sanção da Presidente da República”, explicou.

Pelo princípio da anualidade vigente na legislação brasileira, uma lei que verse sobre a cobrança de impostos só pode entrar em vigor no ano seguinte ao da sua aprovação.

Delcídio é o primeiro parlamentar da história de Mato Grosso do Sul a ter uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso Nacional.

“Para mim isso é motivo de muito orgulho. Significa que estou prestando bons serviços ao meu estado e ao Brasil”, comemora o senador.

Escalonamento

A PEC do Comércio Eletrônico, como é conhecida a proposta, estabelece um escalonamento na divisão do ICMS, até que o imposto seja integralmente recolhido no estado de destino da mercadoria. De acordo com a redação final do projeto, no primeiro ano de vigência da Lei , 20% dos recursos arrecadados ficarão com o estado de destino e 80% para o estado de origem; no segundo ano 40% para o estado de destino e 60% para o estado de origem; no terceiro 60% para o estado de destino e 40% para o estado de origem; no quarto 80% para o estado de destino e 20% para o estado de origem e a partir do quinto ano 100% para o estado de destino

Nos siga no Google Notícias