ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Citando Dilma, Delcídio vai ao STF tentar garantir direitos políticos

Defesa cita impeachment de Dilma, que poderá ocupar funções públicas

Mayara Bueno | 02/09/2016 17:38
Ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido). (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil).
Ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido). (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil).

O ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) que lhe sejam garantidos os direitos políticos, a exemplo do que ocorreu com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no processo de impeachment. As informações são do G1.

Na mesma ação, a defesa também pede que o processo de cassação seja reaberto na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, instância intermediária do trâmite que lhe tirou o mandato.

Em maio, o Congresso tirou o mandato de Delcídio com 74 votos a favor e nenhum contrário. Ainda na ação, protocolada hoje, os advogados argumentam que, na decisão, não houve votação clara no plenário a respeito da permissão ou proibição de assumir cargos eletivos.

A defesa utiliza o precedente da ex-presidente, dizendo que “não se pode admitir” que, de um lado valha uma regra e para o senador cassado outra. Em um trecho, os advogados dizem que, de duas, uma: ou Delcídio foi cassado sem a perda dos direitos políticos, ou o impeachment da ex-presidente é nulo.

O processo de Dilma, no Senado, acabou sendo votado em duas partes, esta semana. Primeiro, os parlamentares decidiram afastá-la do cargo definitivamente, e, depois, optaram por livrá-la da cassação dos direitos políticos.

Nos siga no Google Notícias