ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Com 102 vagas, edital do concurso da Câmara deverá sair em fevereiro

Prazo foi firmado pela própria casa de leis com o MPE-MS

Mayara Bueno | 28/09/2016 10:59
Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Fernando Antunes)
Câmara Municipal de Campo Grande. (Foto: Fernando Antunes)

A Câmara Municipal de Campo Grande deverá dar início ao processo de licitação do concurso público até fevereiro de 2017. Pelo menos é o que prevê acordo assinado pela própria casa de leis com o MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), em julho deste ano.

Até então, o Legislativo Municipal fazia levantamento para saber a quantidade de vagas que podem ser abertas. De início, a previsão é de 102 vagas – 28 para ensino superior; 58 para nível médio e 16 para primeiro grau.

Em outro item acordado, a Câmara se compromete a dar início ao “processo licitatório para realização de concurso público a partir do pleito eleitoral municipal de outubro/2016, devendo finalizar no prazo de até 120 dias”.

Como o ano é eleitoral, o Poder Público fica restrito a promover qualquer ação que acarrete em mais custos. Por isso, o edital, licitações e outros atos do concurso só podem ocorrer depois de 2 de outubro.

Anteriormente, o presidente João Rocha (PSDB) havia afirmado que as provas do concurso vão acontecer ainda no primeiro semestre do ano que vem. Nesta quarta-feira (28), ele afirmou que i o processo burocrático já deve começar semana que vem, enquanto não há prazo definido para a realização dos testes. 

Após a manifestação da casa de leis informando a quantidade de vagas, o MPE ratificou e afirmou que espera a Câmara cumprir o prazo estipulado.

Investigação – Antes do acordo, o MPE entrou na Justiça afirmando que a casa de leis mantém mais de 90% de servidores comissionados - àqueles que não precisam de concurso para entrar no Poder Público, quando deve ser o contrário.

O pedido era justamente para que a Câmara demitisse quantidade de comissionados suficiente para se adequar à lei e promovesse concurso público. O último ocorreu em 2004. A Justiça homologou o acordo que o Legislativo Municipal fez com o Ministério Público, extinguindo a ação que tramitava. Todos os atos referentes ao certame, no entanto, deverão ser informados ao Poder Judiciário.

Nos siga no Google Notícias