ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Comissão aprova atuação das Forças Armadas em aldeias

Redação | 06/05/2010 21:25

A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou hoje o projeto de lei que trata da atuação das Forças Armadas e da Polícia Federal em terras indígenas. A proposta autoriza, entre outros pontos, a liberdade de trânsito e acesso, por via aquática, aérea ou terrestre, de militares e policiais para deslocamentos, estacionamentos, patrulhamento, policiamento e demais operações nas terras indígenas.

A relatora do projeto, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), destacou em seu parecer que a proposta não agride os povos indígenas, mas visa a proteção. "O projeto é de grande relevância aos interesses nacionais e de modo algum prejudicial às comunidades indígenas, muito pelo contrário. Afinal, são os indígenas os primeiros brasileiros, devendo ter a total proteção das Forças Armadas e das autoridades policiais".

O projeto, que segue, agora, para o plenário da Casa, prevê ainda que a atuação das Forças Armadas e da Polícia Federal nas áreas indígenas se dará de forma independente e sem necessidade de consulta aos índios e também à Fundação Nacional de Saúde.

"Na área indígena a atuação das Forças Armadas e da Polícia Federal ficará garantida e se dará independentemente de consulta às comunidades indígenas envolvidas e à Funai", diz trecho do relatório aprovado pela Comissão de Relações Exteriores.

Nos siga no Google Notícias