ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Comissão aprova proposta de Orro que visa dar “autonomia” a UEMS

Leonardo Rocha | 18/09/2013 07:57
Proposta do deputado passou por comissão e deve seguir agora ao plenário (Foto: Divulgação)
Proposta do deputado passou por comissão e deve seguir agora ao plenário (Foto: Divulgação)

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) aprovou a PEC (Projeto de Emenda à Constituição) do deputado estadual Felipe Orro (PDT) que visa dar “autonomia” a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) fixando o repasse de 3% do orçamento anual do governo estadual a instituição.

Após esta aprovação, o projeto deve seguir a mesa diretora que vai encaminhar ao plenário. O deputado afirmou que aceita articular com o governo estadual o aumento gradual deste repasse a universidade, para que não haja prejuízos aos cofres públicos. “Podemos fazer em parcelas, até que se chegue ao percentual esperado, a UEMS precisa deste apoio para aumentar os investimentos tanto em pesquisa como em ampliação de vagas”, destacou ele.

Segundo Orro, a universidade está com dificuldades para pagar as contas e manter o funcionamento básico das unidades. Ele destacou que em 2013 serão repassados R$ 113 milhões, o que ainda é insuficiente. “Sabemos do empenho do governo em contribuir com a UEMS, tanto que já está previsto a instalação de um campus em Campo Grande e uma faculdade de medicina, mas é preciso ter recursos para sua manutenção mensal”, destacou.

Alternativa – Felipe Orro já havia tentando “emplacar” sua proposta por meio da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), mas sua emenda foi rejeitada pela CCJR (Comissão de Constituição e Justiça e Redação) que entendeu que este projeto não competia a LDO. O presidente da comissão, o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB), explicou que esta requisição deveria ser feita durante a discussão do orçamento de 2014 ou por meio de PEC.

Nos siga no Google Notícias