ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 31º

Política

Comissão não deve reabrir inscrições do concurso da Assembleia

MPE recomendou a reabertura em função da reserva de cotas

Leonardo Rocha | 22/08/2016 08:59
Concurso da Assembleia teve suas inscrições fechadas no dia 15 (Foto: Assessoria/ALMS)
Concurso da Assembleia teve suas inscrições fechadas no dia 15 (Foto: Assessoria/ALMS)

A comissão formada para organizar o primeiro concurso da Assembleia Legislativa, não deve reabrir as inscrições, como foi recomendado pelo MPE (Ministério Público Estadual). Eles irão se posicionar oficialmente amanhã (23), mas a tendência é buscar um acordo, pois argumenta que a reserva de cotas para negros, índios e deficientes já foram retificadas no edital.

"Nós devemos agendar para amanhã uma resposta junto com a Fundação Carlos Chagas, mas a intenção é não reabrir as inscrições, já que fizemos a correção no edital do concurso em relação ao percentual das cotas", disse o presidente da comissão, Osni Moreira de Souza.

O promotor Eduardo Franco Cândia, titular da 67ª Promotoria de Justiça dos Direitos Humanos, recomendou que a Assembleia refaça seu edital, por não constar a nova reserva de cotas no concurso, que deve ser 20% das vagas para negros, 5% aos deficientes e 3% aos índios.

Além da correção, o MPE espera que a Assembleia reabra as inscrições com o mesmo período de antes, para que estas pessoas que foram prejudicadas, possam participar do certame. Caso não siga a recomendação, vai adotar medidas judiciais.

O presidente da comissão lembra que desde o começo da organização do concurso, o MPE foi chamado para acompanhar todas as fases, inclusive tendo a presença do promotor de justiça, Fábio Ianni Goldfinger, como representante.

"Depois que apresentarmos nossa resposta, esperamos entrar em acordo com o MPE, para que o concurso siga com as datas já previstas", disse Osni Moreira. As inscrições foram encerradas no dia 15 de agosto e as provas devem ocorrer em 25 de setembro, tendo o resultado homologado no mês de dezembro.

O primeiro concurso da Assembleia abriu 80 vagas para o ensino médio e superior, em cargos técnicos, com salários que variam de R$ 2,793,33 mil a R$ 4,556,61 mil. A expectativa é que os aprovados sejam nomeados e comecem a trabalhar a partir de fevereiro do ano que vem.

Nos siga no Google Notícias