ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Política

Conversa foi boa para "curar feridas", diz vereador petista sobre Bernal

Antonio Marques | 07/01/2016 11:56
O vereador Marcos Alex (à esquerda) e Ayrton Araújo conversam durante última sessão na Câmara. Após a volta de Bernal, eles declararam independência da gestão (Foto: Fernando Antunes)
O vereador Marcos Alex (à esquerda) e Ayrton Araújo conversam durante última sessão na Câmara. Após a volta de Bernal, eles declararam independência da gestão (Foto: Fernando Antunes)

A conversa entre os três vereadores do Partido dos Trabalhadores e o prefeito Alcides Bernal (PP) ocorrida na noite dessa quarta-feira, 6, foi considerada positiva, serviu para "curar feridas" e restabelecer o diálogo com o Executivo, depois de um período que a relação ficou estremecida entre os parlamentares e o prefeito, incluindo críticas mais acentuadas.

Para Alex do PT, a conversa de ontem foi positiva no sentido de promover a retomada do diálogo e a paz com Bernal, que ele considerava estar interrompido. “Com nosso afastamento, houve desgaste em razão da ocorrência de críticas acentuadas de ambas as partes. A reunião serviu para curar algumas feridas e colocou um ponto neste rompimento”, garantiu o parlamentar.

O PT foi um dos partidos, ao lado do PPS e do PDT, que participou e apoio a administração de Bernal e se posicionou contrário a sua cassação, em março de 2014. Até então, Marcos Alex foi seu líder no Legislativo, enquanto a ex-vereadora Thais Helena ocupava a Secretaria de Assistência Social. O partido foi defensor da volta de Alcides Bernal ao Paço Municipal.

No entanto, logo após o retorno à prefeitura, Bernal não manteve Marcos Alex, Ayrton Araújo e Thais Helena do seu lado, por não haver acordo para a participação do PT em seu governo. Sem resposta do prefeito, os vereadores, sob a coordenação do Diretório Municipal do partido, anunciaram a independência em relação a administração.

Segundo Alex, não foi tratado qualquer possibilidade de participação do partido na administração municipal. “Isso é assunto para a direção do partido”, observou. A possibilidade de o partido voltar a ser aliado do prefeito também, conforme o parlamentar, não esteve na pauta. Mas ele admitiu que a bancada pode reaproximar do Executivo diante do canal aberto de diálogo direto com Bernal.

Eleições 2016 – Um dos pontos da conversa foi as eleições municipais na Capital neste ano, com a possível reeleição de Bernal. Conforme Marcos Alex, o PT não pode descartar a possibilidade de apoiar a candidatura do prefeito. Porém, ele esclarece que hoje a decisão do partido é disputar com candidato próprio, que seria o deputado federal Zeca do PT. “Se o Zeca declinar, temos Pedro Kemp, Amarildo Cruz, Cabo Almi e até meu nome estará à disposição, se for preciso”, revelou o vereador.

Para Alex, o PT, não tendo candidatura própria, poderia apoiar o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, ou até mesmo um nome do PDT, mas não descarta a reeleição de Alcides Bernal como uma alternativa para o partido. “Tudo isso vai ser discutido no âmbito da direção partidária. Penso que até março devemos ter o assunto esclarecido.”

Sobre a bancada do PT na Câmara, Alex disse acreditar que a tendência estar mais unida e a chegada de Roberto Durães, que assumiu a vaga de Thais Helena, deve consolidar o trabalho do partido na Casa. “Depois de ontem, entendo que o colega Durães esta bem alinhado conosco e vamos trabalhar para fortalecer nossa bancada”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias