ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Política

CPI do Genocídio vai ouvir representantes do MPE e MPF na quinta-feira

Mayara Bueno | 10/02/2016 10:06
Da direita para esquerda, deputados Rinaldo Modesto (PSDB); Antonieta Amorim (PMDB), João Grandão (PT), Mara Caseiro (PMB) e Paulo Corrêa (PR), membros da CPI. (Foto: Victor Chileno e Roberto Higa - ALMS)
Da direita para esquerda, deputados Rinaldo Modesto (PSDB); Antonieta Amorim (PMDB), João Grandão (PT), Mara Caseiro (PMB) e Paulo Corrêa (PR), membros da CPI. (Foto: Victor Chileno e Roberto Higa - ALMS)

Representantes do MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) e MPF (Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul) serão os próximos a deporem na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Genocídio, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

A próxima reunião acontece na quinta-feira (11), quando os trabalhos da casa de leis são retomados depois do carnaval. O encontro do colegiado será às 14 horas.

De acordo com o deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB), a previsão é que o próprio procurador-geral do MPE, Humberto Brittes, e o procurador-chefe do MPF, Emerson Kalif Siqueira, sejam chamados.

Segundo ele, o grupo ainda não definiu qual dos dois serão ouvidos primeiro. Este último já depôs na suspensa CPI do Cimi (Conselho Indigenista Missionário).

A ideia, ao convocá-los, é tomar conhecimento das ações que tramitam no Ministério, a respeito da questão indígena. O MPF, por exemplo, participou de ações para minimizar o conflito fundiário no Estado, um deles, em Sidrolândia, em conflito que resultou na morte do índio Oziel Gabriel.

O grupo apura se o Estado agiu ou se omitiu nos casos de violência contra indígenas, alguns envolvendo mortes de índios, entre 2000 e 2015. Na semana passada, a comissão ouviu o comandante da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Deusdete Souza de Oliveira Filho e o delegado geral da Polícia Civil, Roberval Maurício Cardoso.

CPI do Cimi – A CPI que investigava se o Cimi continua suspensa pela justiça. Relator do grupo, o deputado Paulo Corrêa (PR) afirmou que o governo do Estado entrará com um recurso para tentar reverter a decisão, o que foi confirmado pelo Executivo Estadual. A Assembleia também vai entrar com o recurso, só não ficou ainda definido quando o colegiado vai ingressar com o dispositivo.

A justiça acatou ação da DPU (Defensoria Pública da União) e resolveu suspender os trabalhos da CPI, sob o argumento de que a casa de leis extrapolou sua competência ao investigar um assunto de exclusividade da União, como é a questão indígena.

* texto editado às 18h40 do dia 10/02 para correção de informação - ao contrário do informado no site da Assembleia Legislativa, a reunião da CPI será no dia 18/02 e não no dia 11/02.

Nos siga no Google Notícias