ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Política

Deputado quer garantir licença maior para mães de bebês prematuros

Ludyney Moura | 11/10/2014 15:53
Márcio Fernandes quer tempo de licença só comece a ser computado depois da alta do bebê (Foto: Divulgação/Giulliano Lopes/ALMS)
Márcio Fernandes quer tempo de licença só comece a ser computado depois da alta do bebê (Foto: Divulgação/Giulliano Lopes/ALMS)

O deputado estadual reeleito e vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, Márcio Fernandes (PTdoB) apresentou esta semana na Casa de Leis um projeto que amplia o prazo da licença maternidade para mães de bebês prematuros.

A proposta vale, na prática, para servidoras do Legislativo Estadual e passa a vigorar a partir da alta hospitalar da criança e não da mãe. Márcio Fernandes quer garantir às mães de filhos prematuros o direito de aproveitar o mesmo tempo de licença estipulado no artigo 107 da lei 4.091/11, que prevê seis meses de licença gestante e adotante.

“Entendemos que esse período é um momento de muita importância para a mãe e o bebê e estendemos esse tempo para que ambos possam aproveitar essa licença de forma efetiva, já que crianças prematuras costumam permanecer internadas por até 60 dias após o parto”,justificou o deputado.

Ainda segundo o parlamentar, especialistas apontam que o bebê premura ainda não está totalmente preparado para vida extrauterina, e para isso um tempo maior com a mãe é fundamental para o desenvolvimento da criança e para o fortalecimento do vínculo materno.

A proposta prevê que a servidora começa a contar o tempo da licença somente depois em que o bebê receber alta médica.

Nos siga no Google Notícias