ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 27º

Política

Deputado se despede da Assembleia amanhã para assumir secretaria

Paulo Yafusso | 30/03/2016 16:32
Barbosinha, ao centro; na presidência da CPI dos Combustíveis, deve assumir Beto Pereira (na imagem, à direita) (Foto: Assembleia Legislativa)
Barbosinha, ao centro; na presidência da CPI dos Combustíveis, deve assumir Beto Pereira (na imagem, à direita) (Foto: Assembleia Legislativa)

O deputado José Carlos Barbosa (PSB), o Barbosinha, formaliza nesta quinta-feira (31) o pedido de licenciamento da Assembleia Legislativa para, no dia seguinte, assumir a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública). Ele deve usar a tribuna para se despedir dos colegas. Nesta semana, já comunicou os integrantes da CPI dos Combustíveis e da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) que está deixando as atividades parlamentares para assumir a pasta no governo do estado.

A saída dele vai provocar mudanças no Legislativo e também na CPI e na CCJR, das quais ele era o presidente. Na vaga dele como deputado assume o suplente coronel Carlos Alberto David dos Santos (PSC). Na Comissão Parlamentar de Inquérito que apura a situação do mercado de combustíveis no Estado, será indicado um novo membro e eleito o substituto de Barbosinha na presidência.

Na CPI a tendência é de que Beto Pereira (PSDB), que ocupa a relatoria, assuma o lugar dele. Já na CCJR, pelos trâmites normais, será escolhido novo integrante da Comissão, que passará a ser presidida pelo vice, deputado Lídio Lopes (PEN).

Reservado, Barbosinha tem evitado falar sobre os planos para a sua gestão na Sejusp. Mas o Campo Grande News apurou que ele vem conversando com integrantes das forças de segurança e da equipe do atual secretário, Silvio Maluf, para ter um panorama da segurança pública no Estado. O novo titular da Secretaria de Justiça e Segurança Pública já solicitou algumas informações dos órgãos ligados à pasta.

Formado em direito, José Carlos Barbosa foi professor de direito processual penal em faculdades de Dourados e em 2007 assumiu a presidência da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul). Em 2014, se elegeu deputado estadual com 21.554 votos. 

Nos siga no Google Notícias