ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputados aguardam reunião, para depois votar projeto sobre vistoria

Leonardo Rocha | 28/04/2015 13:36
Líder do governo, Rinaldo Modesto, diz que executivo irá esperar reunião do Contran para se posicionar (Foto: Roberto Higa/ALMS)
Líder do governo, Rinaldo Modesto, diz que executivo irá esperar reunião do Contran para se posicionar (Foto: Roberto Higa/ALMS)

Os deputados irão esperar a decisão do governo estadual sobre a taxa de vistoria veicular, antes de colocar em pauta o projeto que pretende suspender a cobrança. Os parlamentares citaram a reunião que vai acontecer amanhã (29) entre o diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS), Gerson Claro e direção do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

“O governador vai esperar esta reunião com o Contran até para saber qual será o encaminhamento, o que sabemos é que vários estados implantaram esta cobrança. Existem divergências sobre o assunto, mas vamos esperar para saber o que vai ser passado ao Gerson Claro”, disse o líder do governo na Assembleia, o deputado Rinaldo Modesto (PSDB).

O deputado Amarildo Cruz (PT), um dos autores do projeto que suspende a cobrança, espera que o Contran siga o posicionamento do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que recomendou ao governo estadual a suspensão da vistoria. “Desde o início mostramos que o Estado não teria competência para esta prática e vamos esperar uma solução”.

Pedro Kemp (PT), que junto com a bancada do PT, entrou com uma ação popular na Justiça, contra a taxa, ressaltou que o Governo só pode continuar com esta vistoria se o próprio Contran regulamentar a cobrança. “Acredito que isto não irá acontecer agora”. Já Marquinhos Trad (PMDB) elogiou a postura do executivo, que foi prudente em aguardar esta reunião com o Contran.

O peemedebista ponderou que caso a cobrança seja suspensa, o motorista que efetuou o pagamento deve ser ressarcido ou compensado pelo Governo. “Como será esta devolução, estas pessoas não podem ficar no prejuízo”.

Ofício – Marquinhos ainda vai enviar ao Ministério Público um ofício pedindo averiguação sobre o processo de escolha das empresas credenciadas para realizar vistoria veicular no Estado. Ele ponderou que é preciso saber porque elas foram escolhidas e quem são seus donos. “Existem indícios que os proprietários das oficinas são ex-diretores do Detran e presidente de sindicatos e associações”.

Nos siga no Google Notícias