ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Política

Deputados aprovam programa que regulariza casas vendidas da Agehab

Quem comprou a casa dos primeiros moradores, poderá legalizar o imóvel em seu nome

Leonardo Rocha | 03/05/2016 12:56
Deputados aprovam programa Morar Legal - Regularização (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados aprovam programa Morar Legal - Regularização (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados aprovaram, em segunda votação, o programa que vai regularizar casas da Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul), que foram vendidas para terceiros, após os titulares negociarem os imóveis. A intenção do governo estadual é que estes novos moradores possam pagar todos os tributos, para que os imóveis não tenham inadimplência.

O programa "Morar Legal - Regularização" permite que o novo morador coloque a casa em seu nome, já que antes apesar da aquisição do imóvel, não tinha o direito reconhecido. Muitas vezes o mesmo, com medo de perder a moradia, agia como se a casa pertencesse ao antigo dono, deixando que tributos fossem pagos, o que gerava prejuízo aos cofres públicos.

Para o governo estadual, esta regularização será "conveniente e oportuna", gerando um ambiente seguro. Só vai valer o programa para transações do passado, e o beneficiado que adquiriu o imóvel para morar e não para negócios ou especulação imobiliária. O projeto tem duração de um ano, sendo que a Agehab terá um prazo de 90 dias para avaliar se o morador atende aos critérios previstos.

Será preciso apresentar o contrato de aquisição do imóvel, não pode ser proprietário de outra moradia, além de estar aberta (regularização) para pessoa física. "Muitas casas foram vendidas no passado, o novo morador comprou, mas não tem regularização, agora vai poder ficar na legalidade", explicou o líder do Governo, o deputado Rinaldo Modesto (PSDB).

Outra fase - O programa Morar Legal teve na sua primeira fase, que termina no próximo dia 9 de maio, a proposta de pagamento de dívidas de moradias da Agehab, oferecendo desconto de 100% dos juros e multas contratuais em caso de optarem pelo pagamento total da dívida, bem como o desconto de até 60% quanto ao pagamento parcial. Ainda dando a opção para pagamento de 12 prestações.

Nos siga no Google Notícias