ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputados encerram ano legislativo com apreciação de 310 projetos

Vania Galceran | 18/12/2014 21:12

Os deputados estaduais encerraram nesta quinta-feira (18) o ano legislativo com a aprovação de projetos relevantes para Mato Grosso do Sul e a divulgação do balanço de matérias apreciadas ao longo de 2014.

Entre os dias 1º de fevereiro e 18 de dezembro, durante 119 sessões ordinárias e 16 extraordinárias, foram analisados pelos parlamentares: 213 projetos de lei (177 aprovados); 15 projetos de decreto legislativo (13 aprovados); 61 projetos de resolução (57 aprovados); 17 projetos de lei complementar (12 aprovados); e 4 projetos de emenda constitucional (todos aprovados). Também foram apresentadas e aprovadas 2.302 indicações, requerimentos, moções e emendas.

Entre as proposições aprovadas, está o projeto de lei 160/14, de autoria do Executivo, que estima as receitas e fixa as despesas do Estado para o ano que vem. A previsão do Governo Estadual é que a receita seja de R$ 13 bilhões em 2015, o que representa 9,8% mais recursos que o exercício financeiro de 2014.

Também foi aprovado o projeto de lei 159/14, que acata a terceira revisão do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2012/2015, e o projeto de lei 205/14, que prevê mudanças na estrutura administrativa do Poder Executivo, propostas pela equipe de transição do governador eleito Reinaldo Azambuja (PSDB).

Por unanimidade, os parlamentares aprovaram o projeto de lei 177/14, que institui o Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, e o projeto de decreto legislativo 15/14, que indicou o deputado Antonio Carlos Arroyo (PR) para exercer o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia encerrou os trabalhos após sete meses de investigações com a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que prevê investimentos de R$ 100 milhões, ao longo de dois anos, para a melhoria dos serviços de telefonia móvel aos consumidores do Estado.

As operadoras se comprometeram a participar de duas reuniões anuais com os deputados estaduais, para avaliar a qualidade dos serviços prestados à população, e a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) fiscalizará o cumprimento do TAC.

União – O presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), agradeceu e ressaltou o empenho de todos os deputados para a discussão de temas relevantes e a aprovação de projetos importantes para Mato Grosso do Sul. “Jamais conseguiríamos bem executar nossa função se não fosse o conjunto de todos os parlamentares”, disse ao presidir a última sessão da Casa de Leis, após oito anos no comando do Legislativo Estadual.

Em janeiro do ano que vem, o deputado deixará a Assembleia Legislativa para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) após 20 anos de atuação no Parlamento e oito anos consecutivos presidindo a Casa de Leis.

Dia 1º de janeiro de 2015, às15h, os deputados estaduais darão posse ao governador eleito, Reinaldo Azambuja (PSDB), e à vice-governadora, Rose Modesto (PSDB). Já no dia 1º de fevereiro, às 9h, serão empossados os 24 deputados eleitos e reeleitos para a 10ª legislatura.

(Com informações da Assessoria)

Deputados em última votação do ano.(Foto:Wagner Guimarães/ALMS)
Deputados em última votação do ano.(Foto:Wagner Guimarães/ALMS)
Nos siga no Google Notícias