ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputados recebem ministro do TCU para discutir recursos para MS

Leonardo Rocha | 10/09/2015 12:33
Deputados recebem ministro para discutir vários temas, entre eles a questão de fronteira (Foto: Victor  Chileno/ALMS)
Deputados recebem ministro para discutir vários temas, entre eles a questão de fronteira (Foto: Victor Chileno/ALMS)

O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), Vital do Rêgo Filho, esteve nesta manhã (10), na Assembleia Legislativa, para conversar com os deputados a respeito de recursos federais ao Estado, assim como projetos para levar mais capacitação aos prefeitos e programas de segurança na área de fronteira, em função do tráfico de drogas, armas e contrabandos.

“O ministro nos trouxe a importante discussão sobre o Plano Nacional de Fronteiras e sabemos que Mato Grosso do Sul é um dos estados que mais sofrem com isso, por isso vamos propor um seminário para debater ações específicas”, disse o presidente da Assembleia, o deputado Junior Mochi (PMDB).

O deputado Rinaldo Modesto (PSDB) ressaltou que Mato Grosso do Sul está em um local estratégico, que tem fronteira seca com os países vizinhos e precisa de todo cuidado necessário. “Existe um fundo para se investir recursos nesta área, vamos manter o contato e trocar informações”.

O ministro ponderou que Mato Grosso do Sul está sob sua juridição e que faz parte da responsabilidade da União contribuir com esta região de fronteira. “Temos sob nossa responsabilidade monitorar o estado e os municípios de Mato Grosso do Sul”. Ele ainda citou que é preciso consolidar o Plano Nacional de Fronteiras. “Podemos imaginar a agonia dos gestores e sabemos que o Estado tem dificuldades para resolver”.

Orientação – Mochi ainda solicitou ao ministro a realização de seminários e formação de técnicos e gestores das prefeituras, para dar a devida orientação, já que todo o processo de transferência de recursos federais depois são auditados pelo TCU. “Com relação à aplicação dos recursos federais, e estamos à disposição para orientar os prefeitos”, disse Vital.

Nos siga no Google Notícias