ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Política

Em ano eleitoral, já vigoram regras para pesquisas e gastos com publicidades

Aline dos Santos | 02/01/2012 12:30

Ano de eleições municipais, 2012 começa com entrada em vigor de regras da Justiça Eleitoral para divulgação de pesquisa e gastos com publicidade institucional. Desde ontem, primeiro de janeiro, as pesquisas eleitorais só poderão ser divulgadas se registradas na justiça.

Conforme a resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), serão obrigatoriamente informados na divulgação dos resultados de pesquisas, atuais ou não, o período de realização da coleta de dados, a margem de erro, o número de entrevistas, o nome da entidade ou empresa que a realizou e, se for o caso, de quem a contratou, e o número de registro da pesquisa.

Os responsáveis pela divulgação de pesquisa sem o prévio registro das informações previstas na resolução ficarão sujeitos à multa que varia de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00.

Gastos - Entre os dias 1º de janeiro e 6 de julho de 2012, as despesas com publicidade não podem exceder a média dos gastos nos três últimos anos que antecedem o pleito ou do último ano imediatamente anterior à eleição, prevalecendo o que for menor.

A legislação para as eleições municipais proíbe a realização de publicidade institucional entre o dia 7 de julho e o dia da votação, exceto em casos de grave e urgente necessidade pública, autorizados pela Justiça Eleitoral.

Distribuição de bens e programas sociais – A partir deste mês a Administração Pública fica proibida de realizar a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios aos cidadãos.

Em ano eleitoral, a distribuição só é permitida excepcionalmente em casos de calamidade pública ou de estado de emergência. Outra exceção prevista é quando os programas sociais em andamento forem autorizados por lei e integrarem o orçamento do exercício anterior. Nesses casos, o Ministério Público Eleitoral poderá acompanhar sua execução administrativa e financeira.

Também a partir de agora estão proibidos programas sociais executados por entidade nominalmente vinculada a eventual candidato em 2012 ou por esse mantida. A legislação proíbe a vinculação dos candidatos as eleições.

Nos siga no Google Notícias