ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Política

Fabio Trad assume relatoria de PEC que exige Ficha Limpa no executivo

Francisco Júnior | 10/05/2012 10:18
O deputado Fábio Trad informa que deve apresentar o relatório ainda este mês. (Foto: arquivo)
O deputado Fábio Trad informa que deve apresentar o relatório ainda este mês. (Foto: arquivo)

O deputado federal Fabio Trad (PMDB) foi escolhido para a PEC 11 (Proposta de Emenda à Constituição) que exige ficha limpa para todos os integrantes do executivo no Brasil.

“Eu me sinto muito lisonjeado porque estarei contribuindo para a moralização dos agentes públicos que ocupam cargos importantes da República”, disse o parlamentar.

A PEC é de autoria do deputado Sandro Alex (PPS/PR) e foi feita após a Câmara Federal aprovar a Lei Complementar nº 135/2010, conhecida como lei da ficha limpa. Oriunda de um projeto de iniciativa popular – o que evidencia a preocupação da sociedade com o tema – a Lei Complementar impediu já nas eleições de 2010 a candidatura de pessoas condenadas por decisões judiciais, ainda que sem o trânsito em julgado, bem como a de pessoas que renunciaram a mandatos no passado para escapar de processos de cassação.

O deputado informa que deve apresentar o relatório ainda este mês.

Como justificativa, o deputado paranaense afirma que a PEC 11 é a constatação da existência de um paradoxo no ordenamento jurídico brasileiro: ser candidato não pode, mas ser Ministro de Estado. “Ora, se nem mesmo com o apoio do povo, alicerçado em uma eleição obtida por votação popular, se admite mais a presença de pessoas cujo passado as desabonem para o exercício de um cargo público, parece ser também lógico e necessário impedir o acesso a cargos importantes da República daqueles que nem mesmo foram votados para exercer aquela função e que ali se encontram apenas por serem aliados do governo da ocasião”, justificou Sandro Alex.

Nos siga no Google Notícias