ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Fábio Trad critica demora da União em solucionar conflito indígena

Ludyney Moura | 26/11/2014 20:00
Fábio criticou a de “inércia” do legislativo e “descaso” do Executivo sobre a questão (Foto: Divulgação)
Fábio criticou a de “inércia” do legislativo e “descaso” do Executivo sobre a questão (Foto: Divulgação)

O histórico impasse entre produtores rurais e indígenas, que não é exclusividade de Mato Grosso do Sul, voltou a ser debatido hoje (26) no Congresso Nacional. O deputado federal Fábio Trad (PMDB) usou a tribuna da Câmara Federal para criticar o que chamou de “inércia” do legislativo e “descaso” do Executivo sobre o tema.

O parlamentar usou uma reportagem do jornal Folha de São Paulo para comentar a questão. "Ao abordar disputa que se arrasta nos tribunais desde 1989, contrapondo 26 produtores rurais a 80 famílias de Kaiuás no município de Caarapó e ao expor o tristemente emblemático muro que aparta um condomínio de luxo da abarrotada reserva guarani-kaiová, onde 14 mil indígenas se espremem em 3,5 mil hectares, nas franjas da cidade de Dourados, os textos revelam uma vergonhosa herança", afirmou o deputado.

Fábio chamou de “vazio legal” a demora da União em oferecer uma solução para o conflito. Ele também citou o caso de proprietários de terra da região do município de Caarapó, cuja disputa com índios da etnia Kaiovás está no STF (Supremo Tribunal Federal).

"Caso o Supremo decida ratificar o marco que limita a criação de áreas indígenas aquela que os índios ocupavam em 1988, ano da nova Constituição, aquela e inúmeras outras demarcações serão frustradas", disse.

Fábio quer que a União assuma a responsabilidade de pagar aos fazendeiros o custo não apenas pela desapropriação, mas também pelas benfeitorias, em terras declaradamente indígenas, mas que foram tituladas aos novos proprietários pelo Estado.

Nos siga no Google Notícias