ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Falta de visto de Murilo gera polêmica sobre viagem

Redação | 13/05/2008 12:23

A falta de um documento no passaporte do vice-governador Murilo Zauith (DEM), apresentado nesta terça-feira pelo deputado Zé Teixeira (DEM), gerou polêmica. A redação do Campo Grande News recebeu diversas ligações questionando o caso.

De acordo com as normas do Consulado Americano no Brasil, que emite o visto de não-imigrante e do Departamento de Imigração Americana (U.S. Citzenship and Imigration), existem três procedimentos para a entrada legal de visitantes nos Estados Unidos.

O primeiro é obter a VISA (visto em inglês), selo que é emitido pelo Consulado Americano que dá o direito de viajar para os Estados Unidos da América, o que não foi apresentado hoje à imprensa, como forma de comprovar viagem de Zauith aos EUA.

O selo do Visa é colado na página do passaporte e contém foto e nome completo, igual à identificação na primeira página. Consta também a classificação do visto, data de emissão e de expiração do mesmo, ou seja, a validade do visto. Ele é conferido pela Polícia Federal no setor de embarque internacional, ainda nos aeroportos brasileiros.

Na chegada aos Estados Unidos, todos os visitantes, ou seja, não cidadãos americanos ou portadores de green card, devem passar pela imigração americana. São nos aeroportos americanos onde ocorrem as duas outras etapas. A imigração emite um documento chamado I-94, um papel que é grampeado no passaporte e o carimbo com a data de entrada no país e o tempo de permanência permitido.

O visto (VISA) americano não garante a entrada nos Estados Unidos, este poder é do serviço de imigração. Porém sem o visto é impossível entrar em um avião com destino ao país. O carimbo da imigração atesta a entrada no país.

Pode ocorrer do visto ter sido emitido, com validade superior a do passaporte, neste caso, quando expirar a validade do passaporte deve-se solicitar junto a Polícia Federal um novo passaporte, porém o visto permanece válido. E em todas as viagens à aquele país deve-se apresentar os dois passaportes, o velho com o visto em validade e o novo para receber o carimbo.

Nos siga no Google Notícias