ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Governador pretende seguir diretrizes da reforma previdenciária de Temer

Ricardo Campos Jr. e Leonardo Rocha | 08/12/2016 14:01
Governador Reinaldo Azambuja discursa na Assembleia Legislativa durante visita do ministro da Justiça (Foto: Victor Chileno / divulgação)
Governador Reinaldo Azambuja discursa na Assembleia Legislativa durante visita do ministro da Justiça (Foto: Victor Chileno / divulgação)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sinalizou, nesta quinta-feira (8), que pretende seguir no estado as diretrizes da reforma previdenciária proposta pelo Governo Federal. Segundo ele, o presidente Michel Temer (PMDB) fez um acordo condicionando a divisão das multas oriundas do programa de repatriação às mudanças na aposentadoria e corte de gastos pelos Executivos.

As alterações, que envolvem o aumento no tempo mínimo de contribuição para que o trabalhador tenha o direito de se aposentar, tramitam no Congresso Nacional pela PEC 287. Elas afetam diretamente o setor privado e o funcionalismo público da União. Mato Grosso do Sul tem regime próprio de previdência, mas pode adequar as normas locais às federais.

Reinaldo afirmou que irá aguardar o desenrolar da proposta do Governo Federal, que deve passar pela Câmara dos Deputados e Senado, para elaborar o projeto local. Antes de enviá-lo à Assembleia Legislativa, pretende ainda conversar com sindicatos e entidades de classe.

“Nós estamos estudando ainda o nosso projeto, já que deve ter uma correlação do que vai ser aprovado a nível federal, mas com certeza faremos a proposta conversando com os servidores e tendo uma conversa com os 24 deputados, já que esta reforma é necessária a Mato Grosso do Sul para manter o equilíbrio das contas públicas”, explica.

Repatriação – Recentemente o Governo Federal fez uma ação para regularizar a situação fiscal de brasileiros que tinham bens não declarados fora do país, a chamada repatriação. Além do valor correspondente aos impostos devidos, essas pessoas ainda pagaram uma multa.

Pela legislação, parte do montante deve ser dividido entre os estados. No entanto, a União inicialmente entendeu que as unidades federativas não tinham direito às multas, somente aos valores dos impostos.

Governadores iniciaram uma discussão para rever a medida. O caso parou no STF (Supremo Tribunal Federal) que determinou o depósito em conta judicial até que o caso fosse analisado.

Nessa semana, o presidente Michel Temer se reuniu com representantes dos estados e decidiu dividir também o valor da multa. Conforme a vice-governadora Rose Modesto (PSDB), que representou Mato Grosso do Sul, o Estado terá direito, ainda neste ano, entre R$ 100 e R$ 120 milhões.

Segundo Azambuja, parte desse montante deve ser liberado até o próximo dia 20.

Nos siga no Google Notícias