ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Política

Indenização de Buriti será tratada na quarta, diz presidente do Incra

Kleber Clajus e Aline dos Santos | 09/06/2014 12:57
João Grandão disse que reunião hoje com presidente do Incra também tratou de renegociação de dívidas do Pronaf (Foto: Cleber Gellio)
João Grandão disse que reunião hoje com presidente do Incra também tratou de renegociação de dívidas do Pronaf (Foto: Cleber Gellio)

O presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Carlos Guedes, informou hoje que a indenização a ser paga aos produtores rurais da região de Buriti está pautada para quarta-feira (10), no Palácio do Planalto, em Brasília. A declaração ocorreu durante encontro com o senador e pré-candidato ao governo Delcídio do Amaral (PT) e prefeitos do interior, antes de seguir a Sidrolândia onde inaugura espaço do órgão para o atendimento de assentados.

Em conjunto com o Ministério da Justiça, a negociação para compra de 31 propriedades e extensão das terras indígenas ainda depende de acordo. Isso porque o Governo Federal ofereceu R$ 78 milhões, mas os produtores apresentaram laudo paralelo, em 28 de abril, que avalia a área em R$ 130 milhões.

Além da pauta indígena, o ex-delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, João Grandão, disse que foram tratadas a renegociação de dívidas do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), bem como a ampliação da reforma agrária em Mato Grosso do Sul.

Nesse sentido, Guedes teria destacado que a Medida Provisória 636/2013 prevê desconto de 80% nos débitos de assentados da reforma agrária. O prazo para assinar acordo, no entanto, encerra no dia 30 de junho e o limite para quitar as dívidas em 31 de dezembro.

Durante a reunião, realizada na Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), também estiveram presentes o superintendente do Incra/MS, Celso Cestari e o delegado da Ministério do Desenvolvimento Agrário/MS, Gel Facina.

Agenda oficial - Durante visita ao Estado, o presidente do Incra também visitou a Fazenda Nazareth, que passa por processo de demarcação para o assentamento de 171 famílias.

Já no período da tarde, o presidente do Incra inaugura a Casa da Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Sidrolândia, para colaborar no acesso a emissão de documentos como certidão de assentado, CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural), comprovação de atividade rural para fins de aposentadoria e renegociação de dívidas do Pronaf.

Amanhã (10), em conjunto com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, ele também deve ir ao assentamento Itamarati, em Ponta Porã, a 323 quilômetros de Campo Grande. O foco da visita é mostrar aos assentados os “esforços” do Incra/MS para providenciar a emancipação política do local.

Conforme levantamento do órgão, a região tem 17 mil habitantes - considerando as 3 mil famílias assentadas-, além da população flutuante, de 5 mil por dia.

Nos siga no Google Notícias