ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 23º

Política

Indicada em Comissão, senadora prefere não manifestar voto

Antonio Marques | 20/04/2016 19:03
A senadora Simone Tebet disse que vai votar considerando os aspectos jurídicos do processo (Foto: Divulgação/Agência Senado)
A senadora Simone Tebet disse que vai votar considerando os aspectos jurídicos do processo (Foto: Divulgação/Agência Senado)

Mesmo tendo recusada a relatoria da Comissão do Impeachment no Senado Federal, a senadora Simone Tebet (PMDB) foi indicada como titular e terá, como o colega sul-mato-grossense Valdemir Moka, que analisar e votar já na primeira etapa do processo na Casa, que deve acontecer no dia 9 ou 10 de maio. “Agora somos juízes e não podemos manifestar o voto”, declarou a senadora ao Campo Grande News.

Cogitada no primeiro momento para ser relatora da Comissão, a senadora Simone Tebet (PMDB) disse que preferiu abrir mão da relatoria por entender que seu partido é parte interessada no processo e poderia ser questionada por alguns colegas ligados ao governo, uma vez que o vice-presidente Michel Temer é membro da legenda. “Mesmo assim o partido decidiu indicar meu nome para a Comissão e é com muita responsabilidade que vou assumir mais essa missão”, comentou.

Simone contou ainda que está tranquila em relação à participação no processo, por ter conhecimento da área. “Fui professora de Direito Público e não é matéria estranha para mim”, observou ela, acrescentando que será uma etapa rápida, de apenas dez dias úteis, em que o trabalho será intenso para analisar as provas e verificar os aspectos formais da denúncia.

Segundo a senadora, o rito no Senado é diferente do que aconteceu na Câmara dos Deputados, considerando que os senadores vão procurar dar sequência e confirmar aquilo que os deputados aprovaram no último domingo. “O trabalho da Comissão é uma fase pré-liminar, que vai mostrar se tudo que foi feito na Câmara está correto e se o processo tem todos os elementos para o impeachment ser admitido”, explica Simone.

Mas ela avalia que os senadores governistas podem solicitar nova defesa oral do Advogado Geral da União, ministro José Eduardo Cardoso, o que será analisado pelos membros da Comissão. “Poderemos aceitar ou não”, comentou.

Em relação a seu voto ser favorável ou contrário à admissão do processo do impeachment, Simone Tebet diz que vai decidir com imparcialidade, considerando os aspectos técnicos jurídicos. “Neste momento não podemos adiantar voto. Primeiro vamos analisar o processo. Vou votar com imparcialidade”, afirmou.

Simone revela também que está bem tranquila com a possibilidade de pressão que venha a sofrer por parte da população em relação a seu voto ser favorável ou não a admissibilidade do processo de impeachment. Anteriormente, a senadora já fez declarações favoráveis ao afastamento da presidente Dilma Rousseff. “Vou agir com responsabilidade, razão e a minha consciência. Não com o coração”, garante ela.

Na próxima segunda-feira, 25, a Comissão deve ser instalada e seus membros terão dez dias úteis para analisar as provas do processo e o relator apresentar o relatório final para votação, que deve ocorrer após o Dia das Mães.

Hoje também foi anunciado o nome do presidente da Comissão, que será o senador Raimundo Lira (PMDB/PB) e para assumir a relatoria, o senador Antonio Anastasia (PSDB/MG).

Nos siga no Google Notícias