ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Justiça confirma legalidade da eleição da Mesa da Câmara

Redação | 10/09/2010 09:47

O juiz Amaury da Silva Kuklinski, da Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, indeferiu liminarmente petição do advogado Erlío Natalício Fretes, feita por meio de Ação Popular, solicitando a anulação da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Campo Grande para o biênio 2011-2012, ocorrida no dia 3 de março deste ano.

Segundo o juiz, o pedido formulado por Fretes nem poderia ter sido objeto de uma Ação Popular, mas de outros meios legais, já que não preenche requisitos exigidos por esse tipo de procedimento.

O magistrado alegou ainda em sua decisão que não houve descumprimento do princípio da razoabilidade, conforme alegou Fretes, pois os ditames constitucionais não foram violados.

Conforme seu entendimento, a eleição da Mesa Diretora diz respeito a um pleito interno, e a norma constitucional tutela o processo eleitoral, no qual os cidadãos elegem seus representantes por meio do sufrágio universal.

O juiz fundamenta sua decisão afirmando que a eleição da Mesa Diretora e a mudança do regimento interno obedeceram ao regulamento da Lei Orgânica do Município.

O prazo para a realização da eleição expira somente em dezembro, mas os vereadores resolveram antecipar a votação em nove meses devido à "correria" das eleições deste ano. Eles temiam que o embate eleitoral entre PT e PMDB "quebrasse" a tranquilidade política existente na Casa.

Paulo Siufi (PMDB) foi eleito por unanimidade, por meio de chapa única.

Nos siga no Google Notícias