ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Política

Justiça Eleitoral lança campanha para incentivar voto jovem na eleição municipal

Em janeiro e fevereiro deste ano, mais de 417 mil jovens solicitaram a primeira via do título de eleitor

Por Fernanda Palheta | 18/03/2024 18:55
Eleitor jovem votando no pleito de 2022 (Foto: Agência Brasil)
Eleitor jovem votando no pleito de 2022 (Foto: Agência Brasil)

Começa hoje (18) a Semana do Jovem Eleitor 2024, campanha de mobilização ao voto jovem no pleito municipal deste ano. A Justiça Eleitoral busca incentivar adolescentes entre 16 e 18 anos a tirar o primeiro título.

A campanha mira em dois públicos: os jovens de 16 e 17 anos, que não são obrigados a votar, e os que completam 18 anos antes do dia 6 de outubro e são obrigados a votar pela primeira vez este ano.

Focada em redes sociais, como Instagram e TikTok, o mote da campanha é “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”.

Desde 2022, a participação dos jovens cresceu. No último pleito, 2.116.781 eleitoras e eleitores com 16 e 17 anos emitiram seu título de eleitor e se tornaram aptos a votar, o que representa um crescimento de 51,13% em relação às Eleições 2018. A participação da juventude continua crescente, em janeiro e fevereiro deste ano, mais de 417 mil jovens entre 15 e 17 anos já solicitaram a primeira via do título de eleitor.


Prazo - O prazo para serviços como alistamento ou transferência de domicílio se encerra em 8 de maio. A partir do dia seguinte, não serão mais permitidas novas inscrições eleitorais no cadastro, a fim de que seja preparada a logística de votação do pleito.

Para se tornar eleitor, o jovem deve solicitar seu alistamento através do Autoatendimento Eleitoral - Título Net, no site Tribunal Superior Eleitoral, ou presencialmente em uma unidade de atendimento da zona eleitoral do município onde pretende votar. O atendimento presencial pode exigir o agendamento. Verifique no site do Tribunal Regional Eleitoral se o cartório eleitoral do atendimento faz essa exigência e o procedimento para o agendamento.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias